Notícias

Itapema FM  | 11/07/2013 13h31min

Pedro Leite: Paul Weller vive seu auge criativo

Colunista comenta Sonic Kicks, 11º álbum do artista britânico

Pedro Leite  |  pedro.leite@itapemafm.com.br

O mais recente trabalho do inglês Paul Weller saiu no começo de 2012 no mercado mundial, mas pouca gente por aqui sabe disso. O grande mentor de projetos como The Jam e The Style Council, que marcaram para sempre a história da música britânica, não só está em plena forma como vive seu auge criativo.

Sonic Kicks, 11º álbum em 36 anos de carreira, evidencia um artista arriscando novas sonoridades com elementos eletrônicos, sem excessos, criando uma obra que parece vir na medida certa. Gravado no estúdio Black Barn, mantido por Weller na cidade de Ripley, a mesma onde nasceu Eric Clapton, o disco reúne amigos músicos como Noel Gallagher, Graham Coxon e Aziz Ibrahim, muitas vezes tocando em instrumentos diferentes daqueles que os tornaram famosos.

Os integrantes de sua banda de turnê, incluindo o parceiro de longa data Steve Craddock e o próprio Weller aparecem em praticamente todos os instrumentos. A mulher Hannah canta com Paul em Study In Blue. A filha Leah e filho mais novo Mac fazem rápida aparição no final de Be Happy Children.

Na energética primeira faixa de Sonic Kicks, Paul Weller brinca coma percepção do ouvinte por meio do efeito estéreo ao fazer o som migrar de uma caixa de som para outra. É só o começo de uma série de detalhes de produção que servem de link para nos guiar por suas composições.

Ainda assim, há espaço para ritmos folclóricos em King I Klang e o soul em That Dangerous Age. O clima mais divertido vem com The Attic. Mas a minha preferida é a bela, introspectiva e invernal By The Waters harmonizada, como um bom vinho, na voz inconfundível e rascante de Mr. Weller.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.