Notícias

Itapema FM  | 08/07/2013 09h34min

Construção do Centro de Artes e Esportes entra na reta final em Joinville

Objetivo do espaço é descentralizar as atividades culturais e esportivas da cidade

A necessidade de ter um lugar que reúna cultura, esporte e lazer é provada todos os dias no quarteirão entre as ruas Guilherme Klein, Jequié, Santa Luzia e Theonesto Westrupp, no bairro Aventureiro. Há algumas semanas, os moradores começaram a frequentar um projeto que ainda nem foi inaugurado: o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Com abertura prevista para outubro, o lugar é parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), solicitado pelos moradores ao Orçamento Participativo e a maior praça do programa no Sul do Brasil: tem 7 mil metros quadrados.

Para a Fundação Cultural de Joinville (FCJ), o caráter artístico do CEU será o carro chefe do local. Ali, já foram construídos um cineteatro com cerca de 120 lugares, uma sala multiuso (que pode ser utilizada para aulas de artes visuais e cênicas) e uma biblioteca. Também fazem parte do projeto quadras e pistas esportivas, além da instalação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Corpo de Bombeiros.

— A ideia é que seja uma gestão compartilhada entre a Prefeitura e a sociedade civil. São as pessoas da comunidade que irão trabalhar no CEU e administrá-lo — afirma o diretor executivo da FCJ, Joel Gehlen.

A escolha do Aventureiro se deu não somente pelo pedido ao Orçamento Participativo, mas também porque a região continha as características requisitadas pelo projeto do MinC: é uma região periférica e de baixa renda. O bairro é mais populoso de Joinville (34.910 habitantes, no IBGE 2012) e os moradores são bem-organizado _ tem seis associações.   
  
O Ministério da Cultura já criou mecanismos para a manutenção do complexo, com editais que permitam que a produção e a gestão sejam totalmente articuladas no local. Para definir a administração do CEU, estão sendo promovidas reuniões entre a Prefeitura e as lideranças comunitárias. A próxima ocorrerá em 11 de julho, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no Aventureiro, às 19 horas.  

— A reivindicação por este lugar acontecia há anos. Com a inauguração, haverá a inclusão cultural e digital da comunidade. Se você fizer uma pesquisa com os moradores, verá que a maioria nunca foi a um teatro, por exemplo — avalia o presidente da Federação das Associações de Moradores de Joinville, Luiz Alves Castanha.

Ele é um dos indicados da sociedade civil para participar do curso de gestão oferecido pelo Ministério da Cultura.

O QUÊ:
Edificação multiuso de um pavimento, disposto numa praça de esportes e lazer; CRAS; sala multiuso; biblioteca com telecentro; cineteatro com cerca de 120 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

QUANTO:
Ministério da Cultura: 3.500.000,00
Prefeitura Municipal de Joinville (contrapartida):161.048,34

Cleber Gomes / Agencia RBS

Projeto tem inauguração prevista para outubro deste ano
Foto:  Cleber Gomes  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.