Notícias

Itapema FM  | 04/07/2013 19h55min

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura deixa o cargo após desgaste

Episódio da interdição do CIC teria sido um dos motivos da exoneração de Joceli de Souza

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Joceli de Souza não é mais presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A informação do colunista do Variedades, Marcos Espíndola, foi confirmada no final da tarde desta quinta-feira pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Desgastado com a interdição do Centro Integrado de Cultura (CIC), realizada na última segunda, com as vistorias dos bombeiros, que seguem encontrando irregularidades no local, Joceli pediu para ser exonerado do cargo nesta quinta e teve a solicitação aceita pelo govrnador Raimundo Colombo. Ele ocupava o cargo de presidente da FCC desde 2011.

Reaberto em setembro de 2012 depois de três anos e R$ 17 milhões investidos em reformas, o CIC não recebeu o alvará dos bombeiros depois de vistoria feita em fevereiro deste ano. Novas vistorias foram realizadas no local, a última delas na segunda-feira.

A FCC informou através do presidente e de sua assessoria de imprensa que era aguardada uma nova vistoria dos bombeiros na quinta-feira, mas segundo os bombeiros a vistoria não foi requisitada.

— Fizemos a última vistoria na segunda-feira, mas ainda havia irregularidades em relação ao projeto. Aguardamos agora que essas alterações sejam feitas e que sejamos chamados para uma nova vistoria. Não recebemos novos pedidos de vistoria em relação ao CIC — declarou o tenente-coronel Carlos Charlie Campos Maia.

De acordo com o tenente-coronel quatro itens precisavam ser regularizados no CIC: instalação de corrimãos no Teatro Ademir Rosa, laudo de comprovação de que o piso da rampa de acesso ao teatro é antiderrapante, acerto do sistema de alarme de incêndio, que apresentava falhas, e a retirada de excesso de material de ambientes pequenos, o que gera um perigo de incêndio. Ele acredita que uma nova vistoria poderia ser realizada apenas na tarde de hoje.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, afirmou em entrevista concedida no dia 3 de julho que a reabertura do CIC é prioridade para o governo do estado. 


Cinema e MASC podem ser fechados

Além do teatro do CIC não ter sido reaberto, o CIC corre o risco de ser totalmente fechado, incluíndo o cinema, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e Museu da Imagem e do Som (MIS).

O promotor de justiça Daniel Paladino informou que protocolaria no cartório, até o final da tarde de ontem, o pedido de embargo de declaração, processo legal para pedir um esclarecimento sobre uma deliberação judicial. A intenção é que o juiz esclareça se o pedido de interdição vale apenas para o Teatro Ademir Rosa ou para todo o complexo.

Na decisão que pede a interdição, divulgada no dia 28 de junho, o juiz usou a expressão "Teatro do CIC" ao invés de Centro de Integrado de Cultura (CIC) ou Teatro Ademir Rosa, deixando margem para interpretação de que apenas o teatro deveria ser interditado.

No entanto, o promotor acredita que a interdição é válida para todo o complexo, já que o processo enviado por ele para a Vara da Fazenda aponta irregularidades em vários pontos do CIC e pede que todo o local seja fechado. Depois da deliberação do juiz, se as pendências ainda não tiverem sido resolvidas, existe a possibilidade de que todo o CIC seja fechado.


1200 ingressos vendidos

Apesar da interdição do teatro do CIC, a FCC pediu aos produtores de eventos culturais da Capital que a agenda do local não seja cancelada, apostando em uma liberação rápida do teatro. O fim de semana tem dois shows agendados no Teatro Ademir Rosa, no CIC, ambos do espetáculo de humor Tangos e Tragédias.

Segundo Luiz Henrique Costa, produtor responsável pelas apresentações, a FCC pediu a ele que não cancele os shows, pois acredita que o Centro Integrado de Cultura será liberado pelos bombeiros em breve. A aposta envolve os 1200 ingressos já vendidos para os espetáculos e assume o risco da remarcação ter de ser feita de um dia para o outro.

— Já tive prejuízo porque tinha um patrocinador que ia me apoiar com divulgação na televisão e ele decidiu não se envolver diante da dúvida sobre a liberação do teatro até a data dos shows. Eu espero que seja liberado porque senão vou ter prejuízo com material impresso, que vai ter que ser substituído, divulgação no rádio, que eu já fiz, fora o valor para remarcar as passagens aéreas em cima da hora.


Reagendados

O Balaio de Danças - Mostra de Dança Infantil, que estava marcado para esta quarta-feira, foi reagendado para os dias 8 e 9 de julho no teatro Ademir Rosa, no CIC. Mais informações em balaiodedancas.com.br ou pelo telefone (48) 9929-9349.

O show de Paulinho Moska, que aconteceria sexta-feira, foi remarcado para o dia 29 de agosto, às 21h, também no Teatro Ademir Rosa. Segundo o produtor Abel Silva, os ingressos já comprados continuam valendo e novos ingressos estão à venda no site blueticket.com.br.

DIÁRIO CATARINENSE
Julio Cavalheiro / Agencia RBS

O presidente da FCC, Joceli de Souza, sai do cargo depois de interdição do Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis
Foto:  Julio Cavalheiro  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.