Notícias

Itapema FM  | 02/07/2013 17h19min

Festa Literária de Paraty começa nesta quarta com conferência de Milton Hatoum sobre Graciliano Ramos

Autor de "Vidas Secas" também será lembrado em uma exposição com fotos, filmes e depoimentos

Começa nesta quarta-feira e segue até domingo a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Em clima de ebulição política, a Flip deste ano homenageia o escritor Graciliano Ramos, tem como uma das principais estrelas o historiador e crítico de arte marxista T. J. Clark e abre uma programação extra para debater os recentes protestos no país.

>> Na Flip, grupo lança ambiciosa plataforma de autopublicação

Autor de livros que amarram crítica social e política, como Vidas Secas e Memórias do Cárcere, o homenageado Graciliano Ramos (1892 – 1953) será o tema da conferência de abertura em Paraty (RJ),  a cargo do escritor Milton Hatoum, e em duas outras mesas exclusivas sobre sua obra. Além de constar na programação oficial, Graciliano também será lembrado em uma exposição com fotos, filmes e depoimentos. Gilberto Gil participa da cerimônia de abertura fazendo um show logo após a conferência de Milton Hatoum.

Um dos destaques desta edição da Flip, o professor britânico T. J. Clark participa de duas mesas inter-relacionadas: uma sobre o quadro Guernica, de Pablo Picasso, seu novo objeto de estudo, e outra sobre a onda de manifestações que varre o Brasil nesta última, chamada Da Arquibancada à Passeata, Espetáculo e Utopia, terá a companhia do psicanalista Tales Ab’Saber e do filósofo Vladimir Safatle.

A política também estará presente nas mesas que debatem as obras de dois dos mais importantes cineastas brasileiros, Eduardo Coutinho (Cabra Marcado para Morrer) e Nelson Pereira dos Santos (Rio, 40 Graus). Mas haverá espaço para outros assuntos, como a discussão entre espaço urbano e memória com o crítico norte-americano Paul Goldberger, o prazer na literatura com a francesa Lila Azam Zanganeh e o brasileiro Francisco Bosco, a vida de Kafka e Baudelaire com o italiano Roberto Calasso e a suíça Jeanne-Marie Gagnebin, e os limites da prosa com o irlandês John Banville e a americana Lydia Davis.


Quem vai estar lá

- Milton Hatoum
Um dos mais prestigiados escritores brasileiros, ganhador do Jabuti por Cinzas do Norte (Companhia das Letras, 2005), Hatoum fará a conferência de abertura nesta quarta-feira, falando sobre a importância do homenageado da Flip, Graciliano Ramos, e de sua obra na cultura brasileira.

- Gilberto Gil
O músico e ex-ministro da Cultura debate, junto da historiadora Marina de Mello e Souza, o projeto Defeso Cultural, criado para evitar que o turismo em cidades com vocação cultural tenha efeitos predatórios.

- Paulo Scott
O escritor gaúcho vai à Flip lançar seu novo romance, Ithaca Road (Companhia das Letras, 2013), e participa da mesa que debate a derrota como expediente crítico na literatura.

- T. J. Clark
Crítico e historiador da arte inglês, Clark é conhecido por cruzar análises minuciosas com informações históricas para lançar novas luzes em grande ícones da arte moderna. Na Flip, o autor apresentará seus estudos a respeito de Guernica, de Pablo Picasso, objeto de seu próximo livro.

- Nelson Pereira dos Santos
Imortal da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes cineastas brasileiros em atividade, irá debater sobre suas adaptações para o cinema de dois clássicos de Graciliano Ramos, Vidas Secas e Memórias do Cárcere.

 

SEGUNDO CADERNO
Albúm de família de Tânia Ramos / Albúm de família de Tânia Ramos

Graciliano Ramos, o homenageado desta edição da Flip
Foto:  Albúm de família de Tânia Ramos  /  Albúm de família de Tânia Ramos


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.