Notícias

Itapema FM  | 28/06/2013 06h02min

4ª Conferência Municipal de Cultura ocorre neste fim de semana em Joinville

Mecanismo é a maior conexão entre o governo e a sociedade civil

Os próximos dois dias serão cheios de atividades para os artistas de Joinville. No Teatro Juarez Machado, não que haverá apresentações musicais, ou peças de teatro, nem saraus com os escritores ou exposições de arte, mas sim as discussões para que estes e outros eventos cresçam e se desenvolvam na cidade.

A participação de quem não expõe talentos artísticos é bem-vinda: é nestes dois dias que as políticas culturais de Joinville serão reavaliadas e, se necessário, alteradas, durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura. A realização do evento é da Fundação Cultural de Joinville e do Conselho Municipal de Política Cultural, e tem como tema "Uma política de Estado para cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura".

A quarta edição da conferência começa amanhã, já que a palestra da Secretária Nacional do Ministério da Cultura,  Márcia Rollemberg, planejada para hoje, foi suspensa. No sábado, grupos de trabalhos discutirão as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC) em quatro eixos temáticos.

Estas discussões, que atendem as mais diversas áreas, serão para rever o que já foi discutido desde a criação do PMC, em 2012. No domingo, em plenária, os participantes farão a apreciação do que foi conferido e modificado nestas metas.

— O plano é um projeto para dez anos. Algumas destas metas estão em execução, outras ainda não foram implementadas. É um trabalho em progresso — afirma o diretor executivo da Fundação Cultural, Joel Gehlen.

A participação de todos os setores da sociedade é fundamental para a conferência. Entre os artistas, é uma forma de garantir seus direitos e ter consciência do que é feito em benefício do seu trabalho. Mas Joel salienta que a sociedade civil também precisa se interessar pelo que é definido no Plano Municipal de Cultura.

— Se houvesse mais participação, teríamos governos mais sintonizados com os desejos da população. É uma visão equivocada achar que só os artistas devem participar. É como se, nas decisões sobre o SUS, apenas os médicos definissem o que deve ser feito — avalia.  

CRONOGRAMA

Sábado, 29 de junho

8h30: credenciamento.
9 horas: Leitura e aprovação do Regimento da 4ª. Conferência de Cultura de Joinville.
9h30: Apresentação da metodologia dos trabalhos da 4ª. Conferência Municipal de Cultura.
10 horas: Início dos trabalhos dos quatro eixos temáticos.
12h30: Pausa para almoço.
14 horas: Retomada dos trabalhos dos quatro eixos temáticos.
18 horas: Encerramento dos trabalhos dos eixos temáticos.

Domingo, 30 de junho

13 horas: Plenária.
21 horas: Encerramento da 4ª Conferência Municipal de Cultura.

AGENDE-SE

O QUÊ: 4ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville.
QUANDO: 29 e 30 de junho
ONDE: Teatro Juarez Machado, com trabalhos dos eixos nas salas do Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315)
QUANTO: Gratuito. Inscrições no site fundacaocultural.joinville.sc.gov.br. Quem se credenciou para as pré-conferências, não precisa de novo cadastro.
INFORMAÇÕES: (47) 3433-2190.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.