Notícias

Itapema FM  | 27/06/2013 12h01min

Em cartaz a partir de sexta, "Os Amantes Passageiros" marca retorno de Almodóvar à comédia escrachada

No filme, o cineasta parece desopilar do tom mais sombrio que apresentou em dramas recentes

Quando é o próprio Pedro Almodóvar quem avisa que Os Amantes Passageiros é o filme mais gay que já realizou, os admiradores do diretor espanhol já podem ter ideia do programa que terão pela frente.

Em cartaz no Brasil a partir desta sexta-feira, o filme retoma o clima das comédias escrachadas e transgressoras que marcaram os primeiros anos da carreira de Almodóvar.

Em Amantes Passageiros, o cineasta parece desopilar do tom mais sombrio que apresentou em dramas recentes, como A Pele que Habito (2011) e Abraços Partidos (2009). Aqui, faz seu arsenal criativo ir ao encontro de um universo próximo ao do clássico do humor ácido e politicamente incorreto Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980).

Com a cenografia em cores berrantes e propositalmente artificial, identidade kitsch que ele próprio consagrou, Almodóvar embarca seus personagens a bordo de um avião da fictícia companhia aérea espanhola Península, em viagem rumo à Cidade do México.

Antonio Banderas e Penélope Cruz, atores ícones de Almodóvar, fazem uma breve participação, como elementos que irão provocar o incidente detonador da esbórnia em pleno voo.

Quando o comandante da aeronave avisa que um problema técnico ameaça a chegada ao destino, tripulação e passageiros vivem uma catarse emocional à beira da histeria, na qual encaram a possibilidade da morte de maneiras distintas, entre elas expor, como numa confissão derradeira, conflitos íntimos, morais, sexuais e religiosos.

Destacam-se no elenco Javier Cámara (parceiro de Almodóvar em Fale com Ela e Má Educação), Raúl Arévalo e Carlos Areces, nas figuras dos afetadíssimos comissários de bordo Joseserra, Ulloa e Fajas. Eles roubam o filme imbuídos da missão de fazer daqueles que podem ser os instantes finais de todos ali momentos de diversão.

O trio circula por entre passageiros que ilustram diferentes núcleos de humor e conflitos: um casal em lua de mel, um executivo picareta, um mulherengo, uma vidente, uma celebridade e um misterioso mexicano que está voltando para casa.

Álcool, adrenalina e a derradeira chance de realizar desejos reprimidos são combustíveis que tornam essa viagem, conforme o ponto de vista, uma despedida em alto estilo e purgadora, o primeiro passo para uma reviravolta na vida ou simplesmente um inesquecível constrangimento.

Em inglês, Amores Passageiros ganhou no nome de I'm So Exited, hit dançante oitentista do grupo feminino Pointer Sisters que os alegres comissários encenam em um número musical durante o voo.

Os Amantes Passageiros (Los Amantes Pasajeros)
De Pedro Almodóvar. Com Javier Cámara, Raúl Arévalo e Carlos Arececes
Comédia, Espanha 2013.
Duração: 90 minutos. Classificação: 16 anos.

Em cartaz:
Cinemark Barra 2 (12h10, 14h40, 16h50, 19h10, 21h20)
Espaço Itaú 7 (14h, 16h, 18h, 20h, 22h)
Guion Center 1 (14h30, 16h10, 17h50, 19h30, 21h10)
GNC Moinhos 4 (14h, 16h, 18h, 20h, 21h50)

SEGUNDO CADERNO
paris / Divulgação

Javier Cámara, Raúl Arévalo e Carlos Areces vivem o trio de alegres comissários de bordo
Foto:  paris  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.