Notícias

Itapema FM  | 15/06/2013 11h01min

Lições sobre o luxo

Cesusc lança pós em Gestão do Luxo apostando na expansão do segmento em SC

A cada 27 minutos, um brasileiro ingressa no clube dos milionários. Com a roda da fortuna girando nesse ritmo, o país deve produzir 271 fortunas acima de US$ 1 milhão por dia até 2016, segundo relatório de prosperidade global do Credit Suisse.

Em Santa Catarina, essa turma cresceu 76% de 2003 a 2010 e Florianópolis se destaca no ranking das capitais mais ricas como a cidade com o maior percentual de pessoas nas classes A e B.

Diante desse cenário, o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) acaba de lançar o curso de pós-graduação em Gestão do Luxo: Moda, Consumo, Indústria e Mídias, que está com inscrições abertas e início previsto para 2 de agosto.

Com 30 vagas, o curso é voltado para empresários, profissionais do segmento de luxo, especialistas em moda, jornalistas que cobrem o setor, investidores, estudantes e todos os interessados em se apropriar das técnicas de gestão utilizadas no ramo.

Idealizador da Maison du Luxe e autor do livro O Mercado do Luxo no Brasil: Tendências e Oportunidades, Claudio Diniz será um dos professores da pós. Para o especialista, o mercado de luxo no Brasil, que cresce R$ 20 bilhões ao ano, ainda é embrionário.

Diniz afirma que, apesar da presença de 60% das marcas internacionais no país, falta capacitação para os trabalhadores que prestam serviços ou atuam nas lojas para o público classe A.

– O que está acontecendo no Brasil é um fator muito interessante. Há cinco, 10 anos, o brasileiro ia trabalhar em Londres ou Nova York. Hoje, os europeus e americanos estão vindo trabalhar aqui porque está faltando mão de obra qualificada – afirma Diniz, acrescentando que não basta ser simpático.

– Temos que saber vender serviços, deixar o consumidor conhecer a loja, entrar em contato com a marca. O mercado de luxo começou aqui com ostentação e ostentação já era. O consumo de produtos e serviços de luxo é um fenômeno que está em franca expansão no Brasil, mas precisamos treinar mão de obra _ destaca Diniz, vice-coordenador de comissão da Câmara de Comércio França Brasil voltada para o segmento.

Prova do potencial do Estado como consumidor de luxo, o especialista esteve pela segunda vez em Balneário Camboriú para ministrar um curso na área.

Diniz e André Cauduro D'Angelo, autor do livro Precisar, não Precisa: um Olhar sobre o Consumo de Luxo no Brasil e professor do MBA de Gestão do Luxo da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), falaram sobre a ascensão e o movimento das marcas nacionais e internacionais na região Sul do país.

DIÁRIO CATARINENSE
Ponta dos Ganchos / Divulgação

A cada 27 minutos, um brasileiro ingressa no clube dos milionários
Foto:  Ponta dos Ganchos  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.