Notícias

Itapema FM  | 11/06/2013 16h55min

No 3º Festival de Dança, a hospitalidade joinvilense mereceu aplausos

Sem hoteis, os 2 mil participantes precisaram achar camas em casas de famílias da cidade

Na terceira edição, o Festival de Dança cresceu de sete para oito dias e cerca de 2 mil bailarinos de 88 grupos vieram a Joinville participar do grande evento. Mas aí surgiu um problema: onde hospedar tanta gente? Foi aí que as famílias joinvilenses mostraram que a tradição europeia não era sinônimo de falta de hospitalidade: muitos bailarinos foram recebidos como se fossem parentes que moravam longe.

Odete Bosco lembra bem dessa época: ela era uma das voluntárias responsáveis pelos alojamentos dos participantes e passou muitas noites acordada, durante nove edições de festival, para garantir que todo mundo teria um cantinho para dormir.

— Famílias inteiras fizeram amizade com os bailarinos que vinham ao Festival e essas relações permaneceram, alguns receberam até convite para casamento depois — lembra ela, no pulso, um relógio que ainda funciona mesmo 20 anos depois do grupo La Salle, de Manaus, ter presenteado a nova amiga.

As relações eram quase de pai e filho com os jovens bailarinos, que recebiam a chave de casa, mas eram esperados acordados pelos anfitriões quando chegavam de madrugada, depois das apresentações.

— E algumas famílias, para não separar os grupos, viajavam para a praia e deixavam a casa para os bailarinos, só com a empregada cuidando — conta Odete.

Você sabia?

A tradição do espetáculo de abertura continuava com a participação do Balé do Teatro Guaíra apresentando  "Pastorale" na primeira noite.

Uma cena do festival que ficou famosa foi a da bailarina telefonando do orelhão com a perna esticada para cima, fazendo alongamento. A imagem inspirou vários artistas plásticos da cidade.

Em 1985, pisou pela primeira vez no palco do Festival de Dança uma companhia que faria história no Festival. Era o Grupo Raça, que apresentou a coreografi a “ Sedução” e conquistou o primeiro lugar no Jazz Amador, além de levar o Troféu Transitório.   

Além de atrair quase dois mil bailarinos de 88 grupos, o festival de 85 levou cerca de 45 mil pessoas para assistir às apresentações.

Foram investidos CR$ 500 milhões na estrutura daquele ano, boa parte vinda de empresas parceiras.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.