Notícias

Itapema FM  | 11/06/2013 17h25min

"Não trabalho com hipótese", diz presidente da Fundação Catarinense de Cultura sobre risco de CIC fechar

Joceli de Souza comentou relatório do Corpo de Bombeiros que aponta irregularidades no local

Fernanda Oliveira  |  fernanda.oliveira@diario.com.br

Um relatório do Corpo de Bombeiros sobre irregularidades detectadas na segurança do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, deve ser encaminhado ainda esta semana à justiça, que determinará o fechamento ou não do local.

De acordo com o promotor Daniel Paladino, a lista envolve itens básicos como extintores de incêndio, saídas de emergência e detectores de fumaça, entre outros. Entre 2009 e 2012, o CIC ficou fechado para uma reforma que custou R$ 17 milhões.

Em entrevista por telefone, o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura – órgão responsável pela administração do espaço –, Joceli de Souza, comentou o assunto.

O senhor tem conhecimento deste assunto?

Joceli se Souza – Esse assunto não é de hoje. O que nós temos a dizer é que todas as necessidades que forem colocadas serão atendidas, como já estamos fazendo. Nós temos atendido a todas as demandas do Corpo de Bombeiros e continuaremos atendendo.

O promotor Daniel Paladino se refere a um acordo feito em agosto de 2011, que ele alega ter sido descumprido pelo Estado.

Joceli se Souza – Desconheço. Da nossa parte, os acordos estabelecidos estão sendo cumpridos e respeitados. Diversos equipamentos de segurança foram colocados, de acordo com as necessidades colocadas e cabe-nos cumprir as orientações do Corpo de Bombeiros que é o órgão técnico responsável.

De acordo com o promotor, o relatório diz que as irregularidades vão desde extintores de incêndio, detectores de fumaça...

Joceli se Souza – Isso na época, quando foi detectado, mas essas necessidades estão sendo atendidas. Foi feito projeto específico tanto pro teatro quanto pro cinema, pro Masc, para as oficina de arte e nós estamos cumprindo todas elas.

Essas medidas já foram adotadas?

Joceli se Souza – Estamos cumprindo por área. O CIC é departamentalizado, então nas áreas que estão prontas já estão sendo cumpridas.

O CIC tem o habite-se e liberação do Corpo de Bombeiros?

Joceli se Souza – Está sendo trabalhado nesse sentido, claro que sim, existe um acompanhamento. A licença do CIC é antiga só que está sendo atualizada. As normas e exigências hoje são diferentes das que eram na data da construção, nos anos 1980.

Isso não deveria ter sido observado antes da reinauguração, após a reforma que durou três anos?

Joceli de Souza – Elas estão sendo observadas, sim. Com todos os equipamentos básicos de segurança, que foram colocados, e novas demandas serão cumpridas. Você pode percorrer aqui que irá ver os extintores que foram colocados, mangueiras, carpete antifogo, poltronas adequadas. São normas que devem ser respeitadas e serão. Ninguém está dizendo que não vai cumprir. O extintores estão aqui, pode vir ver. Compramos um lote enorme e estão dispostos em áreas estratégicas. Inclusive o conjunto de extintores estava colocado em um local indevido e o Corpo de Bombeiros pediu pra mudar, porque estava batendo no ombro das pessoas.

O CIC tem saída de emergência?

Joceli de Souza – Claro, quem disse que não? O CIC tem, além da parte dos fundos, três saídas.

Caso o CIC venha a ser fechado...
Joceli se Souza – Desconheço isso, não trabalho com hipótese. Trabalho em cima de fato real e o fato real é: estamos cumprindo todas as determinações da justiça.

DIÁRIO CATARINENSE
Roberto Scola / Agencia RBS

Joceli de Souza: "O fato real é que estamos cumprindo todas as determinações da justiça"
Foto:  Roberto Scola  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/06/2013 15h44min
CIC deve ser fechado por falta de extintores de incêndio e saídas de emergência
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.