Notícias

Itapema FM  | 11/06/2013 16h09min

Em 1984, o Festival de Dança de Joinville cresce e procura um espaço maior

O Ginásio Ivan Rodrigues se transformaria na casa da dança durante os anos 1980 e 1990

Em 1984, o balé teve que se libertar do espaço sagrado dos teatros para ser apresentado em um ginásio de esportes, o Ivan Rodrigues. Ele seria a casa oficial do Festival de Dança de Joinville por muito tempo – até agora, foi o lugar que abrigou as apresentações durante mais tempo: 15 anos.

Era o único jeito de tanta gente dançar e de tanta gente assistir aos espetáculos, já que na segunda edição, a procura por uma vaga subiu para mil bailarinos, que participavam de 62 grupos de todos os cantos do Brasil. Claro, apesar de bem enfeitado, com as tradicionais flores que até hoje são símbolo do evento, era uma quadra de esportes que todos os anos passava por novas reformas e adaptações, buscando mais conforto e visibilidade para a plateia.

O problema é que o ginásio parecia despertar a empolgação que o público geralmente mostrava em finais de campeonato, acendendo a discussão no festival: qual é o comportamento adequado a um público de espetáculos de dança? Pelos gritos que ainda se escutam nos festivais atuais, o sentimento de torcida venceu a discussão.

Você sabia? 

Personagem do festival Espetáculo de abertura A coreografia “O Grande Circo Místico” tinha acabado de ser montada pela primeira vez pelo Balé do Teatro Guaíra, sob a coordenação de Carlos Trincheira, quando abriu o festival de 84, dando início à tradição dos grandes espetáculos de abertura.

Mais de mil estudantes de dança participam dos sete dias do festival. Neste ano, a abertura ocorre no Teatro Harmonia Lyra, assim como as apresentações do infantil, mas as outras modalidades passam para o Ginásio Ivan Rodrigues.

A maior preocupação da organização na época era a falta de alojamentos para os bailarinos. Em todos as matérias que “A Notícia” publicou em junho de 1984, a organização pedia para frisar a campanha “ceda uma cama da sua casa para um bailarino”.

Os restaurantes de Joinville começaram a despertar para o público que apareceu nos sete dias de Festival de Dança naquele ano. E as comidas “ naturebas” apareceram no cardápio até dos mais tradicionais, tudo para ajudar os bailarinos a manter a boa forma.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.