Notícias

Itapema FM  | 11/06/2013 15h33min

Ópera "La Traviata" abre temporada de apresentações gratuitas na Capital

Clássico italiano estreia nesta quarta no Palácio Cruz e Sousa com roupagem contemporânea

Fernanda Oliveira  |  fernanda.oliveira@diario.com.br

Depois de um bem-sucedido O Fantasma da Ópera, com três noites de apresentação no Museu da Escola Catarinense em 2012, o projeto VivaVoz da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) quer mais: agora serão seis oportunidades para o público conferir gratuitamente a adaptação da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, entre os dias 12 e 23 deste mês.

Atores que são também cantores surgem no palco que é na verdade uma sala ampla e vazia de um antigo palácio no Centro de Florianópolis. E nada de microfones ou amplificadores: todos os recursos sonoros são fruto da potência vocal dos solistas e coralistas, acompanhados ao vivo pela orquestra.

– A ópera é uma arte clássica que perpassa o tempo e um dos papeis da universidade é oferecer diversidade. Nosso objetivo é proporcionar ao público o contato com a ópera, que é uma arte singular. Mesmo que as pessoas não gostem, mas que pelo menos possam conhecer – destaca a coordenadora geral e soprano Alicia Cupani.

Para esta montagem dividida em três atos, a obra de Verdi recebeu um tratamento especial. Além da duração, reduzida de mais de duas horas para cerca de uma hora e meia, os figurinos foram elaborados com base em uma proposta menos exagerada e mais econômica. O que se mantém é o idioma original – o texto é cantado em italiano, língua universal da ópera, mas traz legendas projetadas em português.

Cerca de 70 pessoas, todas voluntárias, estão envolvidas na produção e na execução do espetáculo, entre alunos e professores dos cursos de Música, Artes Cênicas e Moda. Por tudo isso, a ópera se vangloria de ser uma arte complexa e completa, misturando música, teatro, cenografia, figurinos e diversas linguagens artísticas em um só evento.



Conheça os personagens centrais da ópera La Traviata:

Violetta (Alicia Cupani)
Famosa cortesã sustentada por um rico barão, Violetta recebe convidados em sua casa durante uma festa, na qual conhece o jovem Alfredo, que a ama em segredo.

Alfredo Germont (Thompson Magalhães)
O jovem declara seu amor a Violetta e causa uma reviravolta na vida da cortesã, que passa a viver com ele em uma casa de campo, onde procura tratar sua crise de tísica.

Giorgio Germont (Schäfer Júnior)
Pai de Alfredo, ele tenta afastar Violetta de seu filho, pois a considera uma mancha na reputação da família Germont. Com o passar do tempo, arrepende-se e tenta o perdão da cortesã.

Aninna/Flora (Barbara Biscaro)
A criada, que no original recebe pouco destaque, aparece como importante figura nesta adaptação de La Traviata, pois é do ponto de vista dela que a história será contada.

Os cantores: soprano, tenor e barítono

Os solistas de canto lírico são classificados de acordo com o timbre de voz. Nesta apresentação de La Traviata há duas sopranos, um tenor e um barítono.

Soprano é o nome que recebe a voz feminina mais aguda possível. O grupo é amplo e possui várias subcategorias, de acordo com a habilidade técnica (flexibilidade e agilidade nas escalas, por exemplo) das cantoras.

Tenor é o tipo de voz (registro vocal) masculina mais aguda possível no canto lírico. Nas óperas, os tenores costumam interpretar protagonistas. Já o barítono é o nome que recebe a voz classificada entre o tenor e o baixo, nem tão aguda nem grave.

Agende-se
O quê: Ópera La Traviata
Quando: estreia nesta quarta-feira, dia 12 de junho, às 20h. Reapresentações nos dias 14, 16, 19, 21 e 23 de junho, às 20h.
Onde: Sala de exposições do Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Centro de Florianópolis)
Quanto: gratuito (serão distribuídos cerca de 70 ingressos por apresentação, com uma hora de antecedência, no local do espetáculo)
Informações: http://latraviataudesc.blogspot.com.br/

DIÁRIO CATARINENSE
Flávio Neves / Agencia RBS

Alfredo e Violetta: casal de apaixonados tem romance interrompido por desaprovação da família
Foto:  Flávio Neves  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/06/2013 15h39min
Orquestra Filarmonia SC abre temporada de concertos gratuitos na Capital
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.