Notícias

Itapema FM  | 30/05/2013 06h02min

Docudrama catarinense será exibido em emissoras educativas do país

"Primeiro Assalto ao Trem Pagador" conta a história do primeiro grande assalto a ferrovias do Brasil

Revirar o passado de Santa Catarina e recontar histórias do primeiro e um dos maiores assaltos da história do Brasil fez o jornalista Ernoy Mattiello transformá-la em um documentário.

"Primeiro Assalto ao Trem Pagador", docudrama de 58 minutos, narra o feito de José Antonio de Oliveira, conhecido como Zeca Vacariano, executor do primeiro grande assalto a trem registrado na história do Brasil, em 24 de outubro de 1909, na região do Contestado, hoje cidade de Pinheiro Preto.

A construção da ferrovia que interligaria o Estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul é o estopim para o desenrolar dos fatos. Zeca Vacariano (interpretado pelo radialista Tchê Mendes) era um dos empreiteiros responsáveis por um dos trechos, mas alegou, na época, que não tinha dinheiro para pagar seus empregados, iniciando um período de fome e revolta.

Para quitar a dívida, planejou e executou um assalto ao trem que continha o pagamento dos empreiteiros da região, no que hoje é o km 208 do trecho União da Vitória-rio Uruguai. A quantia de 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), valor que representava 15% da arrecadação anual do Tesouro do Estado, foi levada por Zeca e seus comparsas - que não pagou seus empregados e sumiu com o dinheiro.

Herói ou vilão, o personagem foi o precursor dos grandes assaltos a ferrovias no mundo, embora poucos tenham conhecimento desta história.

— Buscamos uma narrativa diferente, que despertou curiosidade e chamou a atenção —, explica Mattiello.

A equipe, por exemplo, foi composta por cerca de 85 pessoas, entre atores profissionais e moradores da região, com o critério de nunca terem aparecido em uma obra de cinema profissional. A ideia, segundo Ernoy, era valorizar os personagens que tinham relação com a história.

A estreia em rede nacional ocorreu em 26 de maio, na TV Paraná Educativa. O filme será distribuído em quase 60 escolas da região do Contestado e será exibido nas emissoras de TVs educativas do Brasil, com estreia em setembro. Além disso, sessões de cinema são realizadas nas cidades que possuem ligação com a ferrovia e em circuito nacional de Cineclube. "A ideia é mostrar a região e a história para o País", aponta o diretor.

Assista ao trailer de "Primeiro Assalto ao Trem Pagador" no blog Câmera AN.
Saiba mais sobre o filme aqui.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.