Notícias

Itapema FM  | 22/05/2013 16h05min

Ai Weiwei divulga videoclipe que retrata sua prisão

Artista chinês dissidente detido pelo regime em 2011 lançará disco de heavy metal

O artista dissidente chinês Ai Weiwei apresentou uma pílula de seu projeto musical. Nesta quarta-feira, ele divulgou o videoclipe de uma música que fará parte de seu anunciado disco de heavy metal, Divine Comedy, a ser lançado em 22 de junho.

Em Dumbass ("Idiota"), ele se refere a sua própria detenção, em 2011. Ao longo de cinco minutos, Ai Weiwei, 55 anos, aparece sendo preso, interrogado e recebe um gorro com a palavra "criminoso". Na sequência, é levado para uma ducha, onde policiais o observam.

O clipe é dirigido por Christopher Doyle, australiano residente em Hong Kong, mais conhecido por seu trabalho com Wong Kar-Wai, ao lado de Zhang Yimou.

Símbolo de crítica ao regime político chinês, Ai Weiwei é um artista contemporâneo que participa de grandes mostras internacionais. Em 2011, ele ficou detido por 81 dias em função de sua postura combativa contra o sistema comunista e de partido único de seu país. Na época, o governo chinês o acusou de sonegação fiscal e até por suposto envolvimento com pornografia.

Sobre o vídeo, o artista diz ser uma "réplica exata" do local em que ficou preso.

– Esse é um vídeo sobre toda a situação. Não é sobre mim. É sobre como o poder do estado tenta gerenciar e manter este tipo de controle – disse, segundo o New York Times.

Agência Estado
Peter PARKS / AFP

Símbolo de crítica ao regime político chinês, Ai Weiwei é um artista contemporâneo que participa de grandes mostras internacionais
Foto:  Peter PARKS  /  AFP


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.