Notícias

Itapema FM  | 14/05/2013 07h03min

Obra do artista Fernando Weber oferece ao público a possibilidade de interagir

Exposição (Des)montar paisagens fica aberta para visitação até 7 de junho na Capital

No fundo da sala central da Fundação Cultural Badesc, um grupo de visitantes se aglomera em torno de uma grande tela metálica, sobre a qual centenas de imagens imantadas – animais, plantas, montanhas, figuras humanas – podem ser deslocadas de um lado para o outro, transformando a todo instante a paisagem e a obra.

O ambiente é a sala de exposições da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, onde dezenas de pessoas circulam para ver e comentar os trabalhos da mostra de arte que acaba de ser inaugurada no local: (Des)montar Paisagens, de Fernando Weber.

Entre os artistas de ocasião, uma garotinha de cerca de oito anos parece especialmente interessada em brincar com os recortes.

– Gostei porque posso fazer coisas malucas e também coisas normais – diz ela, sem esconder a preferência pelas primeiras e meio contrariada por ter que interromper a atividade para conversar.

Na tela, termina sua mais nova montagem: um enorme urso marrom desfila por cima de um lago azul turquesa, ocupando quase toda a superfície, enquanto um peixe parece saltar na direção de sua boca.

– A paisagem não é dada. Nós a construímos cada vez que olhamos. No caso da obra interativa, é também lúdica e educativa. O artista aparece como propositor, e as pessoas vão sucessivamente alterando a obra que alguém fez antes – descreve Fernando Weber.

Em outro canto da sala de exposições, uma planta parece fazer parte da decoração.
Olhando de perto – dando- se a perceber o objeto camuflado, como descreve o artista – uma gravura colada em uma das folhas aponta para seu uso artístico, que simboliza um retorno da imagem para a natureza.

– Fernando conseguiu um claro ponto de equilíbrio para essas imagens. É de uma simplicidade enorme e com a qual ele consegue recriar um mundo fantasioso – comenta o amigo e estudante de Artes Visuais, Iam Campigotto.

(Des)montar reúne 13 obras em diferentes técnicas e suportes – gravura, desenho, fotografia, colagem, plantas vivas e vídeos – que buscam refletir sobre a construção contemporânea da paisagem e de seus recortes.

Agende-se
O que: exposição (Des)montar paisagens, de Fernando Weber
Quando: até 7 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.