| 10/05/2013 21h20min
Afastar um executivo de seu negócio não é tarefa fácil. Fugir da agenda lotada e de compromissos que não terminam com o fim do expediente chega a ser impensável
para boa parte dos profissionais.
Reunir todos na Expogestão é um momento raro no ambiente corporativo. Gerentes, administradores e gestores representam 29% do público. Presidentes, superintendentes e diretores respondem por 24% do total.
O que atrai a maioria dos participantes é a expectativa de ouvir algo novo, um conceito original, que sirva de inspiração para voltar ao trabalho e renovar as práticas. Todos querem ser líderes melhores, crescer na carreira, gerar resultados, e esperam encontrar respostas para algumas de suas dúvidas durante a Expogestão.
::::: Confira o site especial do AN na Expogestão :::::
O evento também é uma oportunidade ímpar de ampliar a rede de relacionamento. Alguns virão de longe, como um grupo de 20 empresários do Oeste do Estado, a 600 km de Joinville.
Na região, os preparativos também começaram. As organizações estão comprando os ingressos e dividindo as equipes para que o maior número de pessoas tenha a oportunidade de assistir a pelo menos uma palestra e participar de um entre os mais de 80 workshops.
— Selecionamos 30 funcionários para participar da Expogestão, e aqueles que vão compartilham o conhecimento depois —, explica o gerente-geral de tecnologia da Whirlpool, Marcos Vinícius de Barros, empresa presente desde a primeira edição.
::::: Envie suas perguntas para os participantes da Expogestão :::::
Como um único ingresso pode ser utilizado por mais de uma pessoa em momentos diferentes, é grande a rotatividade de profissionais da mesma companhia nos quatro dias do evento.
O que todos gostariam e nem todos conseguem é o tíquete para assistir às estrelas internacionais. Neste ano, são seis. Palestrantes de peso do Brasil e do exterior
são a chave do sucesso da Expogestão.
De acordo com o coordenador Alonso Torres, a escolha dos nomes começa com um ano de antecedência e as negociações podem se estender por meses. Para desenhar a programação dos quatro dias, a coordenação segue o tripé: conhecimento de si mesmo, entendimento de cenários e visão de futuro.
Quem participa da Expogestão geralmente volta. É o caso de Celio Valcanaia, diretor-geral da Linx, empresa líder na América Latina no fornecimento de soluções em software de gestão.
Em 2008, o executivo assistiu à palestra “A disciplina para alcançar resultados”, do consultor internacional Ram Charan. Celio ficou impressionado e comprou uma das obras do autor, “Execution”, para entender um pouco mais.
O passo seguinte foi levar os ensinamentos de Charan para a empresa.
— Achei muito útil o que ele ensina sobre como organizar a empresa para ser produtiva, sua objetividade e simplicidade. Aplico estes conceitos na organização —,
explica Celio.
Para esta 11ª edição, os tíquetes já foram comprados.
— Fazemos uma reunião interna e decidimos o que assistir. Depois, quem foi, compartilha com os colegas — , afirma.
Presente desde a primeira edição, a Whirlpool foi além. Em 2009, a empresa líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos levou um dos palestrantes para dentro da organização.
José Santos, especialista e professor de práticas de gestão global na renomada escola
francesa de negócios Insead, falou para uma plateia de 200 funcionários.
Marcos, da Whirlpool, aposta no evento como forma de ampliar a visão da equipe. Foto: Cleber Gomes / Agência RBS
O gerente-geral de tecnologia da Whirlpool, Marcos Vinícius de Barros, explica que esta foi a forma que a empresa encontrou de compartilhar o conteúdo com um público mais amplo, já que não é possível levar todo mundo para a Expogestão.
O diretor de administração e finanças da Docol Metais Sanitários, Marco Aurélio Gonçalves, esteve quatro vezes na Expogestão por considerá-la um evento de qualidade internacional.
— O evento consegue, dar uma visão atualizada do que está acontecendo no Brasil e no mundo em termos de gestão em poucos dias. E, certamente, somos influenciados pelas ideias expostas e pelas tendências apresentadas —, diz Gonçalves.
Além da qualidade do conteúdo, o gerente comercial da Eiti, empresa de tecnologia da informação, Jamil Miguel Chati Junior, considera a Expogestão estratégica para os negócios.
— É o público que queremos atingir com nossas soluções —, diz Jamil. Para ter certeza de que não vai passar despercebida, a Eiti também patrocina o evento.
Malas prontas
Empresários do Oeste de Santa Catarina se preparam para a Expogestão com um mês de antecedência. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó vai alugar um ônibus
para levar os interessados da região.
O diretor da associação e dono da empresa de consultoria e gestão Inteleco, Diogo Pereira dos Santos, confirmou até agora a presença de 20 profissionais para a viagem de 600 km até Joinville.
— O maior desafi o é convencer os empresários a deixar a empresa durante três dias. Eles acham que não podem se ausentar —, afirma.
O papel da entidade, segundo Diogo, é convencê-los, mostrando a importância da busca do conhecimento contínuo e a oportunidade oferecida pela Expogestão como um dos principais eventos de gestão do Brasil.
O empresário, que participa pela quarta vez, explica que a gestão de talentos e de conhecimento, temas-foco na Expogestão, é o que lhe proporcionam os maiores aprendizados para conduzir os negócios.
Encontro que virou negócio
Alfredo começou um grande negócio durante um café no evento. Foto Divulgação / Opentech
Durante um coffee break entre as palestras da Expogestão, três anos atrás, o empresário Alfredo Zattar avistou um velho amigo.
Além da satisfação de revê-lo depois de muitos anos, Zattar descobriu que o amigo trabalhava para uma grande empresa de soluções de informática e estava em busca de um software para gestão de caminhões rastreados.
Uma feliz coincidência. Zattar é o fundador da empresa de gestão logística e gerenciamento de risco em transportes, Opentech.
— Tudo começou na Expogestão —, recorda-se.
— Desenvolvemos o novo produto e nos tornamos fornecedores desta empresa. A parceria existe até hoje —, explica o empresário.
As palestras inesquecíveis
Uma das maiores autoridades em gestão no mundo e autor de 15 best-sellers, que já venderam mais de 2 milhões de cópias, o consultor internacional Ram Charan lidera a lista dos palestrantes inesquecíveis em dez anos de Expogestão.
O gerente-geral de tecnologia da Whirlpool, Marcos Vinícius de Barros, estava na plateia em 2008 quando Charan veio a Joinville, e guarda as lições de liderança e de como executar o trabalho com primazia.
Outros que ficaram na lembrança dos executivos foram Tom Peters, autor de best-sellers em gestão; Michio Kaku, físico especialista em tecnologia do futuro; o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella; Edward Prescott, Prêmio Nobel de Economia em 2004; e Gary Becker, prêmio Nobel de Economia em 1992.
O executivo da Linx Celio Valcanaia decide quais palestras vão ser assistidas pela equipe em uma reunião com todo o time
Foto:
Diorgenes Pandini
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.