| 10/05/2013 20h47min
Mais de 80 workshops gratuitos estão previstos na Expogestão 2013 – pelo menos 70
já estão confirmados –, trazendo temas ligados ao cotidiano das empresas.
E entre os principais destaques está o exemplo da fabricante de veículos de luxo Porsche de excelência operacional, ministrado pelo diretor-geral da Porsche Consulting Brasil, Rüediger Leutz.
::::: Confira o site especial do AN na Expogestão :::::
A empresa adaptou para sua cultura empresarial a tradicional
filosofia Lean Thinking (Pensamento Enxuto), criada pela Toyota.
— A Porsche aprendeu que não é possível simplesmente copiar os conceitos da Toyota. Adaptou os princípios e, em alguns lugares, até melhorou o conceito —,
diz Leutz, referindo-se à fábrica na cidade alemã de Leipzig, que alcançou a marca de menos de um dia de estoque em casa.
Leutz explica que, no caso da Toyota, quase todos os fornecedores estão ao redor da fábrica e a empresa é dona da maioria deles. Como a Porsche tem fornecedores em todo o mundo e não é dona de nenhum deles, Leutz diz que foi necessário adaptar os princípios.
::::: Envie suas perguntas para os participantes da Expogestão :::::
A Porsche considera excelência operacional como algo do dia a dia dos funcionários em todas as áreas da empresa, não só na produção.
Os oito fatores-chave que norteiam o caso Porsche são: visão de processo, disponibilidade dos funcionários para mudar, plano de workshops de melhoria, ferramentas e metodologias, indicadores para medir melhorias, qualificação e treinamento, comunicação e organização dedicada para implementar e monitorar a melhoria contínua.
O treinamento e a qualificação dos funcionários são apontados por Leutz como fundamentais para se tornar uma empresa com excelência operacional.
— O antigo presidente da Porsche falou, muito tempo atrás, que precisamos de muita criatividade para quebrar sistemas e pensamentos antigos, não só para desenvolver coisas novas. E treinamento e qualifi cação são os instrumentos para quebrar os pensamentos antigos —.
O workshop promovido pela Porsche ocorre nesta quarta-feira, mas há opções para os quatro dias de evento nas cinco salas reservadas no Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen.
As inscrições devem ser feitas diretamente com os responsáveis por cada workshop e os contatos estão na programação, que pode ser conferida pelo site www.expogestao.com.br.
De acordo com a coordenação, em duas salas o foco é o trio gestão, finanças e empreendedorismo. Outros dois ambientes terão workshops promovidos pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e uma quinta foi reservada para novas tecnologias aplicadas à gestão.
— Este ambiente foi criado especialmente para atender às demandas de empresas de base tecnológica, como tecnologia da informação, telecomunicações, hardware, software e similares —, diz o coordenador da Expogestão, Alonso Torres.
Executivo vai apontar as principais ações para garantir excelência
Foto:
divulgação
/
divulgação Porsche
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.