Notícias

Itapema FM  | 09/05/2013 08h02min

Poeta Caco de Oliveira lança livro nesta quinta-feira em Joinville

"Farda de Passeio — Poesia quase toda" reúne versos de três décadas de produção

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Só os distraídos andam pelas ruas de Joinville e não encontram rastros da passagem de Caco de Oliveira. As intervenções poéticas em muros e pedaços de concreto são a marca registrada do autor que lança nesta quinta-feira mais uma obra, "Farda de Passeio — Poesia quase toda".

O recém-chegado trabalho é comemorativo aos 30 anos — completados em 2012 — do encontro de Caco com os versos. Coincidência, ou não, este é quase o mesmo período de tempo que o carioca está aportado em Joinville.

No lançamento, Caco revisita textos de "Logo" (1987), "Acaso Sublime" (2002), "Cardume de Nuvens" (2008), "Poesia para gostar de ler poesia" (2009), "Paisagens Mágicas de Joinville" (2010), entre outros livretos.

A cuidadosa seleção é de Fernando José Karl, poeta joinvilense, por quem passou mais de 500 poemas de Caco.

— As coisas, nesse 'Farda para Passeio', principiam pela voz, entre os talos de capim verde; voz de Caco de Oliveira, que é um lugar onde a língua toca uma realidade inominável; voz que, a partir de um determinado lugar vazio, exerce sua função como um objeto não-substancial; voz primordial - insonora - nas entranhas de um vento acabado de nascer — escreve Karl na introdução da publicação.

Caco mantém uma produção diária influenciada pela poesia oriental, o chamado haicai. Agora, além de aguardarem futuras publicações, os textos desembocam em www.cacodeoliveira.com.br desde abril. O site também comemorativo às três décadas surge como um diário de bordo do autor.

— O próximo livro está já pronto, só preciso escrevê-lo em um edital — adianta o autor.

O carioca é conhecido por buscar formas alternativas de difundir seus versos. Além dos muros, ele usa o carimbo como suporte. Tingidos em folhas de papel e vendidos a preços simbólicos, os fragmentos costumam ser acompanhados por performances do autor.

Além de repetir nesta quinta a forma inusitada de divulgação, ele terá sua vida lembrada por meio da linguagem teatral de lambe-lambe. O presente é da amiga Márcia Cordeiro.

"Farda de Passeio" é patrocinado pelo Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e será lançado pela segunda vez no dia 25, na livraria O Sebo. Caco também estará com sua produção na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em junho.


O QUÊ: lançamento do livro "Farda de Passeio - Poesia quase toda", de Caco de Oliveira.
QUANDO: quinta-feira, a partir das 19 horas.
ONDE: no Restaurante Ambrosia, na rua Tijucas, 386, Centro.
QUANTO: entrada gratuita até 22 horas. O livro será vendido a R$ 25 (e uma cerveja de brinde).

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.