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Itapema FM  | 08/05/2013 09h56min

Muito mais do que uma loja de vinhos

Ambiente comercial remete às vinícolas e vai além da exposição e comercialização da bebida

Jana Hoffmann  |  janaina.hoffmann@diario.com.br

A paixão por vinhos fez com que sócios jovens dessem início à loja especializada na venda da bebida, na rodovia SC- 401, em Florianópolis. Foi então que numa área de 730 metros quadrados, a equipe do EA+ Studio, coordenada pelos arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins, criou um espaço que vai além da comercialização de vinhos.

O projeto comercial abrange três pavimentos — térreo, subsolo e mais uma adega especial, localizada no porão, para armazenar produtos diferenciados. Neste local, destaque para a preservação de uma grande pedra que já existia no terreno e do piso de chão batido, que deram um ar de taverna. Tendo como base a arquitetura existente, o projeto começou com uma reforma para a modificação de paredes internas e também se mexeu na fachada do imóvel. 

— O desejo dos clientes era por um ambiente onde pudessem sentir a atmosfera dos locais de produção de vinhos. Por isso, além de toda a área ser basicamente de exposição dos produtos, existe ainda um espaço onde o cliente pode fazer a degustação — explica Ronaldo.

Quando necessário, uma cozinha gourmet, no subsolo, pode ser utilizada para servir frios e/ ou pratos preparados no próprio local. Anexos à ela, mesas e bancos de madeira servem de apoio em confraternizações de pequenos grupos.



A fachada convida o cliente a conhecer a loja. Os arquitetos criaram um pórtico que sobressai à estrutura existente, feito de PLACAS CIMENTÍCIAS com revestimento interno em madeira. Tijolos maciços e a grande porta pivotante complementam a entrada
Foto Ricardo Wolffenbüttel

 
No porão fica uma adega especial para armazenar produtos diferenciados. UMA GRANDE PEDRA EXISTENTE NA TOPOGRAFIA LOCAL e o piso de chão batido foram mantidos
Fotos Ricardo Wolffenbüttel

 

TOQUES SINGULARES

Segundo os arquitetos responsáveis pela obra, a loja tem uma linguagem contemporânea, sem esquecer da simplicidade característica do local. 

— Investimos em soluções simples com a utilização de texturas. As paredes têm revestimentos de tijolos maciços, taipa de pedra, pintura em tons escuros e o piso recebeu cimento queimado — exemplificam.

Os tons predominantes são escuros (cinza e preto), para criar a atmosfera de uma cave de vinho. O projeto luminotécnico teve a ajuda do cenógrafo Dário Aguiar, pois os cenários foram importantes no desenvolvimento das áreas. Além da solução criativa com caixas de papelão num dos ambientes, apostou- se na iluminação focal em pontos de exposição de produtos. Os tons grafite do teto também ajudaram a escurecer os cenários.

No geral, o layout da loja fsoi estudado com elementos soltos, nada feito sob medida, para ser uma obra rápida e com tolerância para absorver as imperfeições.
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No subsolo concentra- se a área da degustação com BANCADA GOURMET EM CONCRETO E MADEIRA. O ambiente abriga ainda uma cozinha para servir frios e outros pratos. A escada leva ao porão com adega especial

OS PROFISSIONAIS
EA+Studio
Arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins
(48) 3223-9049
www.eamais.net

  

DIÁRIO CATARINENSE
Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Com a necessidade de fazer uma OBRA RÁPIDA E SUSTENTÁVEL optou- se pelo uso de caixas de papelão, utilizadas no transporte dos vinhos, na criação de um FORRO COM NICHOS DE ILUMINAÇÃO
Foto:  Ricardo Wolffenbüttel  /  Agencia RBS


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