Notícias

Itapema FM  | 06/05/2013 10h07min

Clássicos do cinema, da música e da literatura completam 50 anos em 2013

Fernanda Oliveira  |  fernanda.oliveira@gmail.com

Eles estão completando 50 anos, mas você não precisa ser cinquentenário para conhecer ou relembrar alguns clássicos da literatura, da música e do cinema. No ano de 1963, o mundo assistia à morte de John Kennedy, enquanto o Brasil se preparava para mergulhar em 21 anos de ditadura militar.

Em Hollywood, Hitchcock lançava o sucessor de Psicose, ao mesmo tempo em que na Europa os Beatles estreavam fora da Inglaterra. Um mês após lançar seu único romance, a escritora Sylvia Plath cometia suicídio, pouco antes de Elisabeth Taylor chegar às telas de cinema como Cleópatra.

Em 2013, dezenas de filmes, discos e livros famosos completam meio século de existência. Confira alguns títulos da cultura ocidental que chegaram ao público há exatas cinco décadas.

FILMES

Os Pássaros
Um dos últimos filmes dirigidos por Alfred Hitchcock, Os Pássaros teve a difícil missão de arrebatar o público após o sucesso de Psicose, lançado em 1960, e não fez feio: a ficção assustou muita gente com a história das aves que se transformavam em criaturas sanguinárias e passaram a atacar a população de uma pacata cidade na Carolina do Norte. Hoje o filme é considerado um clássico do suspense, mas os efeitos visuais impressionam menos.

A Espada era a Lei
18º longa-metragem de animação dos estúdios Disney, o filme com produção do próprio Walt narra a história do jovem garoto predestinado a se tornar Rei Arthur, sob a tutela do Mago Merlin. O roteiro é baseado no livro homônimo de T.H. White, lançado em 1938, e assim como em boa parte dos chamados "contos de fadas" um livro se abre para dar início à narrativa. Em 2008, foi lançada uma edição em DVD comemorativa aos 45 anos do filme.

8 1/2
Obra com traços autobiográficos do diretor italiano Federico Fellini, o filme traz Marcello Mastroianni no papel de Guido Anselmi, cineasta que não consegue levar adiante seu nono filme. Mergulhado em uma crise existencial e de criatividade, Guido precisa lidar com a pressão do produtor, dos colegas, da esposa e da amante. É considerado um grande clássico do cinema europeu, no estilo inconfundível de Fellini, com elementos surrealistas e oníricos. Venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1964.

Cleópatra
Produção hollywoodiana mais cara de 1963, com um orçamento de US$ 44 milhões, Cleópatra juntou em um mesmo filme duas das mais sedutoras personalidades do mundo: a famosa rainha egípcia de cabelos negros e a atriz que a interpretou, Elisabeth Taylor, então no auge da carreira. O longa narrou a história dos altos e baixos de Cleópatra e foi vencedor de quatro prêmios Oscar, mas boa parte da publicidade foi graças à presença da estrela do cinema, morta em 2012.

MÚSICA

Please Please Me e With the Beatles - The Beatles
1963 foi um ano movimentado para o quarteto inglês: em março, o grupo lançava o primeiro álbum de estúdio, Please Please Me, com 14 faixas; em outubro, já consideravalmente populares, os Beatles tocavam pela primeira vez fora da Inglaterra, com um show na vizinha Escócia; já em novembro, a banda lançava o segundo álbum, With the Beatles, com mais 14 faixas - sendo 10 delas composições inéditas de John e Paul. Os Beatles duraram apenas 10 anos, mas são considerados por muitos como a banda de maior sucesso da história do pop.

The Freewheelin' Bob Dylan - Bob Dylan
Segundo álbum de estúdio do então jovem cantor folk, a gravação com 13 faixas inclui as clássicas Blowin' in the Wind, Masters of War e Don't Think Twice, It's Alright, além de A Hard Rain's a-Gonna Fall - escolhida pela revista Rolling Stone como a 2ª melhor canção de Dylan de todos os tempos, atrás apenas de Like a Rolling Stone. E o tempo parece ter feito bem ao disco: em 2003, ganhou a 97ª posição em um ranking com os 500 melhores álbuns de todos os tempos elaborado pela mesma publicação.

Discos nacionais

Samba Esquema Novo - Jorge Ben
Estreia do cantor e compositor brasileiro, o disco é considerado um dos mais importantes da história da música nacional. Entre as músicas do disco estão as ainda hoje marcantes Chove Chuva, Mas que Nada e Por Causa de Você, Menina. O álbum da banda Mundo Livre S/A de 1994, Samba Esquema Noise, é uma referência ao disco de Ben. No ranking da revista Rolling Stone Brasil, o álbum aparece na 15ª posição entre os 100 melhores discos da música brasileira de todos os tempos.

The Composer of Desafinado, Plays - Tom Jobim
Álbum de estreia do compositor Antônio Carlos Jobim, o disco foi lançado primeiro nos Estados Unidos e chegou ao Brasil apenas em 1964. Na época, a bossa-nova fazia sucesso no país norte-americano e o trabalho foi recebido com entusiasmo pela crítica. Entre as 12 faixas, praticamente todas são sucesso ainda hoje: The Girl from Ipanema, Insensatez, Corcovado, Chega de Saudade e Desafinado são algumas.

LITERATURA

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath
Único romance da escritora e poetisa norte-americana, o livro foi lançado pela primeira vez no mesmo ano em que a autora cometeu suicídio. A história de Plath é marcada por seu envolvimento passional com a literatura, pelas dificuldades de ser mulher em um universo de homens e por um casamento de final traumático com o escritor Ted Hughes. Apesar de nomes e lugares diferentes, a protagonista do livro demonstra semelhanças com Plath, que passou a sofrer com distúrbios depressivos.

O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar
O romance do escritor argentino é um dos livros mais citados quando se fala em realismo mágico e narrativa não-linear em literatura. Isso porque, logo na primeira página, o autor propõe uma leitura em ordem aleatória dos capítulos - inclusive pulando alguns deles, tal qual um jogo de amarelinha. Apesar de bela e poética, a verdade é que a história de personagens como Maga, Oliveira, Rocamadour e Gregorovius serve como pano de fundo para uma narrativa cujo protagonista é o próprio livro.

Onde Vivem os Monstros - Maurice Sendak
É provável que você tenha conhecido a história do livro-filme dirigido por Spike Jonze, lançado em 2009, mas o garoto Max e seus monstros imaginários já existem há pelo menos 50 anos. O livro infantil ilustrado vendeu mais de 19 milhões de cópias no mundo todo, mas deve boa parte de sua recente fortuna ao roteiro cinematográfico recheado de efeitos especiais.

Outros livros de 1963 que viraram filmes:
O Espião Que Saiu do Frio - John Le Carré
The Graduate - Charles Webb
On Her Majesty's Secret Service - Ian Fleming
O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle

Outros filmes lançados em 1963:
A Pantera Cor-de-Rosa
O Professor Aloprado
O Desprezo
Moscou contra 007
Irma La Douce

Outros álbuns de 1963:
Surfin' U.S.A., Surfer Girl, Little Deuce Coupe - The Beach Boys
Live At The Apollo - James Brown
The Black Saint And The Sinner Lady - Charles Mingus
Monk's Dream - Thelonious Monk
Ingredients In A Recipe For Soul - Ray Charles
Ella and Basie! - Ella Fitzgerald
Getz/Gilberto - João Gilberto e Stan Getz (gravado em 1963 e lançado em 1964)
Splish Splash - Roberto CarloS

DIÁRIO CATARINENSE
Reprodução / Reprodução

8 1/2 do diretor italiano Federico Fellini está entre títulos que completam cinco décadas em 2013
Foto:  Reprodução  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.