Notícias

Itapema FM  | 30/04/2013 23h41min

João Gilberto ganha na Justiça direito de reaver três de seus discos mais importantes

"Chega de Saudade", "O Amor, o Sorriso e a Flor" e "João Gilberto" atualmente pertencem à gravadora EMI

João Gilberto, um dos mais importantes músicos do Brasil, deve reaver o controle sobre três discos. Na última sexta-feira, a juíza Simone Dalila Nacif Lopes, da 2ª Vara Civil do Rio de Janeiro, concedeu liminar que manda a gravadora EMI a devolver ao cantor as matrizes dos discos Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961), além do compacto João Gilberto cantando as músicas do filme Orfeu do Carnaval (1959), de acordo com A Folha de S. Paulo.

Na prática, receber de volta as matrizes dos discos significa ter poder de mudança nos originais. Assim, fica nas mãos de João Gilberto a decisão de remasterizar, remixar ou relançar as músicas desses discos.

A decisão da juíza deve ser cumprida até o dia 8 de maio. Caso a decisão não seja cumprida, a EMI terá de pagar multa de R$ 100 mil e haverá operação de busca e apreensão do material. No despacho, a juíza constatou que "é evidente a urgência de viabilizar que João Gilberto, aos 81 anos, possa se debruçar sobre sua obra para atualizá-la, com os recursos tecnológicos contemporâneos e sob seu crivo de qualidade, havendo inegável risco de o artista já não ter condições para tanto, se esperar pelo julgamento final".

SEGUNDO CADERNO
Eduardo Nicolau / AE

João Gilberto é compositor de discos que definiram a bossa nova
Foto:  Eduardo Nicolau  /  AE


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.