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 | 26/04/2013 16h18min

Ponte Hercílio Luz pode ser reaberta para tráfego de veículos em julho de 2014

Levantamento prévio da readequação do sistema viário ao redor do patrimônio histórico tem prazo de 60 dias para finalização

Atualizada às 18h45min Carolina Dantas e Gisele Krama  |  carolina.azevedo@diario.com.br; gisele.krama@diario.com.br

O prazo para a liberação da Ponte Hercílio Luz foi antecipado para julho de 2014, mesmo sem a conclusão das obras, que ficam apenas para dezembro e vão custar cerca de R$ 160 milhões. Mesmo sem o término de todas as etapas, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, destaca que a segurança será garantida.

—O que pode ficar faltando é a retirada da estrutura antiga, já que vamos construir uma nova maneira de sustentação - explica.

A antecipação veio em conjunto com a criação de uma comissão para discutir a reabertura da ponte, anunciada pelo Prefeito Cesar Souza Júnior na última quinta-feira. O grupo será responsável por discutir a reforma viária do entorno da Hercílio Luz. O prefeito deu o prazo de até dois meses para que seja feito o levantamento prévio da readequação do trânsito.

Mesmo antecipadamente, o presidente do Deinfra lembra a importância da criação da comissão para evitar que a liberação no tráfego evite congestionamentos ao redor da ponte, já que as vias ao redor da cabeceira não sustentariam atualmente o fluxo de mais de 20 mil veículos por dia.

Mas os engenheiros e arquitetos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e Deinfra vão ter que correr contra o tempo para dar conta do trabalho. O instituto terá que se dividir para fazer o levantamento do entorno da ponte e ainda concluir o projeto de revitalização do Centro.

Mas todo esse processo prático só começará depois de vencida a etapa burocrática. Falta ainda a publicação do decreto municipal para criação da comissão técnica e a primeira reunião do grupo, que será realizada em duas semanas, como adianta o engenheiro do Ipuf, Lírio José Legenani.

Mesmo que se o levantamento inicial estiver pronto até o final de junho, ainda restará o desafio de licitar o projeto executivo e a obra. Ambos sem prazo para serem realizados. Também não há previsão de custos, que serão divididos entre Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis. A origem dos recursos ainda não foi divulgada.

Para evitar possíveis atrasos por alterações pedidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou a ponte como patrimônio, técnicos do órgão federal foram chamados para compor a comissão. Assim, possíveis mudanças nos planos dos engenheiros e arquitetos serão feitas ainda na parte de levantamento preliminar e de projeto.

A composição da comissão

O grupo será formado por representantes das secretarias municipais de Obras, de Transportes, Mobilidade e Terminais, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU); da Fundação Franklin Cascaes e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); do Deinfra e da Fundação Catarinense de Cultura, por parte do governo do Estado, e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do governo federal.

Futuro da ponte

Após a liberação da ponte, poderão passar carros, motos e caminhões de até 3,5 metros de altura. De manhã, o sentido será único do Continente para o Centro de Florianópolis, para ajudar a desafogar o trânsito. Já à tarde, será invertido.

Mas no domingo não haverá trafego no local. Toda a estrutura será fechada para a passagem de pedestres e ciclistas, como forma de entretenimento e de apropriação da população para o espaço público.

No início do projeto, foi cogitada a hipótese de liberar o uso da Hercílio Luz apenas para pedestres e ciclistas. Mas as condições atuais de trânsito fizeram com que a medida fosse suspensa.

Histórico
1982 - Laudo de um instituto de pesquisa de São Paulo constata corrosão nos cabos de sustentação da ponte
1987 - Departamento de engenharia da UFSC negociam elaborar um estudo de recuperação
1988 - Secretaria de Obras e Transportes do Governo Pedro Ivo Campos reabre a ponte para tráfego de pedestre, bicicletas, motos e carroças
1991 - A ponte é interditada por técnicos da UFSC
1992 - É feito o tombamento como Patrimônio Histórico do município
1994 - Técnicos de uma empresa americana coletam materiais que serviriam de base para o projeto de reforma.
1996 - Governador Paulo Afonso Vieira assina decreto de tombamento como Patrimônio Histórico Estadual.
1998 - A ponte é considerada Patrimônio Histórico Nacional.
2004 - Projeto de recuperação é elaborado pelo Dnit.
2005 - Governador Luiz Henrique da Silveira assina edital de concorrência pública.
2009 - Consórcio vencedor muda a técnica de recuperação.
2010 - Começa a recuperação com dois anos de atraso. Previsão inicial era terminar as obras em 2012.
2011 - Começa o estaqueamento, mas é paralisado pela morte de um mergulhador.
2012 - Ministério da Cultura aprova captação de R$ 150 milhões pela Lei Rouanet.

Cronograma das obras em 2013
1º - Tubos de metal serão colocados entre as estacas para evitar a movimentação. Há quatro estacas em cada bloco. São ao todo quatro blocos.
2º - Sobre as estacas centrais será construída uma estrutura em forma de V.
3º - Em seguida, será construída uma estrutura de aço sobre as bases.
4º - Todas as estruturas de aço ficarão próximas da ponte e unidas por uma sustentação provisória.
5º -O peso da ponte será transferido para a estrutura de sustentação e poderá começar o restauro.
6º - Cabos de aço serão presos ao solo e amarrados nas torres principais, para fixá-las.
7º - Começa a restauração.

DIÁRIO CATARINENSE
Cristiano Estrela / Agencia RBS

Ponte Hercílio Luz está em reforma desde 2012
Foto:  Cristiano Estrela  /  Agencia RBS


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