Notícias

Itapema FM  | 18/04/2013 08h01min

Festival internacional de música começa nesta quinta-feira em Joinville

Evento conta com três dias de workshops e apresentações de duos

Rafaela Mazzaro  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Tem argentino que desembarca pela primeira vez no Brasil, uruguaio que escolheu o litoral catarinense para morar e vizinhos do Sul do País. E há também uma joinvilense que descobriu um jeito de juntá-los em um mesmo evento. Ana Paula da Silva é a anfitriã do Festival Internacional Aldeia de Todos os Cantos, que nasce nesta quinta-feira em Joinville como uma proposta de integração musical latino-americana.

O festival promove três formas de encontro na cidade. Nas tardes de quinta até sábado, o Conservatório Belas Artes abriga workshops de prática em conjunto, canto em grupo e contrabaixo com alguns dos principais convidados. Mais tarde, o público é aguardado no teatro do Sesc para o show principal de dois duos por noite. Cada um dos três dias de festival só termina quando a jam session protagonizada por músicos locais se despede no Restaurante Capitão Space.

A programação dos duos dividem a noite entre a instrumental e o canto. Daniel Migliavacca e Gustavo Moro, de Curitiba, que abrem o evento, chamam aos ouvidos o som do bandolim e do violão. Já os argentinos Luna Monti e Juan Quintero, parceria iniciada em 2001, sobem ao palco trazendo a voz como destaque.

Nas noites seguintes, os parceiros José Alcobruni & Diego Romero, Ana Paula da Silva & Marcos Archetti, Arnou de Melo & Daniel Montero e Verônica & Pablo Fraguela encontram o público no mesmo lugar. A produção valoriza o modelo intimista dos encontros, com cenário assinado por Karin Negreti. Cada apresentação tem duração entre 40 e 45 minutos.

— Todos os duos têm perfis diferentes. Eles trazem para Joinville uma música que não é comercial, que é viva e pulsante — declara Ana Paula, que estabeleceu contato com os convidados durante viagens para shows fora do País.

— Eu sempre me produzi. Todos os meus shows e turnês são organizados por mim, mas sempre quis realizar algo maior — justifica.

É neste espírito de velhas parcerias que o festival pretende ter continuidade. A primeira edição é capitaneada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). A intenção da proponente é inscrever o projeto nos anos seguintes para manter o foco popular do evento. As entradas, tanto para as apresentações quanto para os workshops, são gratuitas.

Ainda há vagas para os workshops de prática de conjunto, com Marcos Archetti, e contrabaixo, com Arnou de Melo. As inscrições são feitas diretamente no Conservatório Belas Artes (rua Aubé, 427). A agenda de aulas, assim como a programação da jam session, está no blog aldeiadetodososcantos.blogspot.com.


O QUÊ: Festival Internacional Aldeia de Todos os Cantos.
QUANDO: quinta, sexta e sábado, às 20 horas.
ONDE: teatro do Sesc Joinville, rua Itaiópolis, 470, América.
QUANTO: entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos concertos.

Pena Filho / Divulgação

Marcos Archetti e Ana Paula da Silva se apresentam na sexta-feira
Foto:  Pena Filho  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.