Notícias

Itapema FM  | 15/04/2013 17h02min

Biografia narra como o Black Sabbath se tornou um ícone do rock pesado

Em 31 capítulos, autor percorre as gravações de cada disco, analisa a repercussão dos trabalhos e relata o troca-troca de integrantes

Roberto Jardim  |  roberto.jardim@diariogaucho.com.br

Death, thrash, black, doom ou qualquer outro ritmo pesado e rápido completado pela palavra metal tiveram como um de seus marcos fundadores a banda Black Sabbath.

Com show anunciado para este ano em Porto Alegre, um dos maiores grupos de metal em atividade é tema do recém-lançado livro de Joel McIver, Sabbath Bloody Sabbath.

McIver começa seu relato pela infância de Ozzy Osbourne – John, quando criança. O autor lamenta não ter tido acesso direto a Ozzy. Mas a extensa pesquisa, que inclui dezenas de entrevistas do cantor a jornais, revistas, rádios e redes de TV, ajuda a montar o cenário no qual o vocalista e os outros três integrantes do grupo – o baterista Bill Ward, o baixista Geezer Butler e o reverenciado guitarrista Tony Iommi – se conheceram, formaram e formataram o som que marcou o heavy metal e seus subgêneros.

Os quatro integrantes originais da banda nasceram em Aston, um subúrbio de Birmingham, na Inglaterra, e o grande mérito de McIver é mostrar como o som do Black Sabbath foi moldado por aquele ambiente sem perspectivas, onde o futuro dos moradores era trabalhar horas a fio nas indústrias locais e beber nos pubs. Uma saída para diminuir o estresse de crescer entre brigas familiares, encrencas e violência era a música.

O peso do som do Black Sabbath – batizado com o nome de um filme de terror que passava em um cinema em frente ao local onde o grupo se reunia para ensaiar – também vem de um acidente vivido por Tony. Às vésperas de estrear como guitarrista profissional, aos 17 anos, ele trabalhava como operador de prensa e ficou com a mão direita presa na máquina. Resultado: teve partes dos dedos médio e anular amputados. Para voltar a tocar, o que só aconteceu meses depois, improvisou dedais, feitos de garrafas plásticas derretidas, para fazer as notas no braço da guitarra – Tony é canhoto. Só que, para não forçar as cordas e arrebentá-las, deixou a afinação da sua guitarra mais grave, tornando o som mais pesado.

A história da banda é contada em três partes. A primeira, entre os anos de 1948 e 1978, mostra as origens de cada integrante – com as mudanças de formação, o mesmo é feito com os novos membros, falando da infância e da experiência musical até entrarem no grupo. A segunda parte enfoca os anos entre 1979 e 1992: são relatadas as inúmeras trocas de formações, com o acompanhamento, em paralelo, da carreira solo de Ozzy Osbourne, que, em certos momentos, chega a ter mais sucesso do que o grupo. Por fim, a parte três traz os anos de 1993 a 2011, quando foi planejada uma volta da formação original – no show que passará pela Capital.

Em 31 capítulos, McIver percorre as gravações de cada disco, analisa a repercussão dos trabalhos e relata o troca-troca de integrantes nas mais de 10 formações da banda desde a saída de Ozzy – o único a se manter sempre no grupo foi Tony Iommi. O autor, porém, poderia ter o mesmo zelo ao detalhar as desavenças que levaram à separação da formação original. Na parte do sexo e drogas, também deixa a desejar, relatando só de passagem os problemas que os membros do Sabbath enfrentaram. Peca ainda ao listar apenas os lançamentos de discos no Reino Unido – antes da internet, os grupos tinham lançamentos diferenciados em cada país. Falta, principalmente, uma lista de vídeos e documentários sobre uma banda fundadora do heavy metal.

Sabbath Bloody Sabbath
> De Joel McIver
> Biografia. Editora Madras, 504 páginas, R$ 64,90 (em média)

 

SEGUNDO CADERNO
Ver Descrição / Ver Descrição

Nas mais de 10 formações da banda desde a saída de Ozzy Osbourne (à direita), o único a se manter sempre no grupo foi Tony Iommi (segundo, a partir da esquerda)
Foto:  Ver Descrição  /  Ver Descrição


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.