Notícias

Itapema FM  | 14/04/2013 18h42min

Fundação Franklin Cascaes passa a funcionar na Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis

FCF estava instalada desde 2000 no Forte Santa Bárbara, Centro da Capital

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Computadores, móveis, material de escritório e até o telefone da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes já foram transferidos para o novo endereço da organização, na Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis. Hoje, ainda há caixas a desfazer e coisas a arrumar na sede atual, mas o superintendente, Luiz Moukarzel, acredita que amanhã a fundação volte a funcionar normalmente.

- Estávamos desde 2000 instalados no Forte Santa Bárbara. Em 2009, a Marinha pediu para que saíssemos, isso esteve em discussão até 2009, ficou um pouco em stand-by durante a troca de governo e, agora, estamos mudando. Como o forte é um prédio histórico é interessante que seja usado com fins culturais. A gente queria criar uma galeria de arte ou uma sala de música lá, mas a Marinha também tem um projeto de fazer um museu naval ali. Isso é muito interessante para a cidade, já que Florianópolis é cercada por água de todos os lados e não tem nenhuma instituição desse tipo. O prédio é da Marinha, para realizar esse projeto terão que fazer uma reforma, adaptações e, no caso de prédios históricos, é preciso ter todo um cuidado - afirma Moukarzel.

O quarto e o quinto andares do Centro Executivo Mauro Ramos, num total de 34 salas, serão ocupados pelo setor administrativo da fundação.

- Achei boa a mudança. O Forte é uma construção belíssima, mas não foi feito para ser um prédio administrativo. Como ele tinha o objetivo de defesa da Ilha, os cômodos são muito pequenos, em algumas salas cabiam, no máximo, duas pessoas. E, de novo, por ser histórico, a gente não podia mudar paredes, fazer alterações para facilitar a administração da Fundação em um espaço mais fluido. O novo prédio tem salas maiores, vai ajudar na comunicação das pessoas, talvez ele seja mais adequado à nossa atividade por ser atual e pensado para essa função. Mas é ruim estarmos deixando um local histórico, de referência cultural. Antes, o Forte não tinha nenhuma função e demos uma a ele. Agora, o espaço terá outra com a Marinha, a utilidade dos espaços eventualmente muda com o tempo. Isso é assim mesmo - refletiu Moukarzel.

Cerca de 32 pessoas da Fundação Franklin Cascaes trabalharão na nova sede. Criada em 1987, ela tem como objetivo incentivar atividades culturais em Florianópolis e ajudar na articulação do setor com a área turística.

DIÁRIO CATARINENSE
Marcelo Camacho / Agencia RBS

O quarto e o quinto andares do Centro Executivo Mauro Ramos, num total de 34 salas, serão ocupados pelo setor administrativo da fundação
Foto:  Marcelo Camacho  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.