Notícias

Itapema FM  | 08/04/2013 10h37min

Um catarinense voando pela Europa

O joinvilense Alan Sabel, 20 anos de idade, embarca em maio para treinar voo acrobático de parapente na Espanha

Alan Sabel tem apenas 20 anos de idade, mas já é um atleta experiente de voo acrobático: começou a voar em 2005, influenciado pelos pais, ambos pilotos de parapente. Nascido e criado em Joinville, Alan está prestes a embarcar para a Europa, onde vai treinar para o Campeonato Mundial de 2014. Neste ano, ele ainda participa do Wagas Festival, competição que acontece na França - o catarinense é um de apenas 30 pilotos de todo o mundo a participar do evento. Patrocinado pela Sol Paragliders, que fornece todo seu equipamento e estrutura para voar - além da empresa de confecções Tookas, de Joinville -, e apoiado pela Itapema FM através do projeto Ondas do Vento, Alan conversou com a rádio sobre o esporte e a viagem que está prestes a fazer.

Itapema: Como foi o seu início no esporte? Quando foi que você passou a ver o voo livre como uma possível carreira, e não mais apenas como um hobbie?
Alan: Comecei a voar em 2005. Tive sorte de ter na família dois praticantes do esporte: meu pai e minha mãe são pilotos experientes, e, através deles, acabei gostando naturalmente de voar. Hoje voamos eu, meu pai, minha mãe e meu irmão mais novo. No começo eu tratava mais como um hobbie, é claro, mas com o passar do tempo conheci as acrobacias e os pilotos que voavam patrocinados e viviam daquilo... A partir daquele momento comecei a me apaixonar realmente por todo este universo.

Itapema: Como foi conciliar o esporte com os estudos?
Alan: Eu queria primeiro terminar os estudos, para depois dedicar mais tempo ao voo. Dito e feito: acabei o ensino médio e o técnico e aí dei início aos treinamentos com dedicação total. Hoje, dois anos depois, estou para iniciar minha primeira temporada de treino na Europa.

Itapema: Como exatamente vai ser essa viagem?
Alan: Meu embarque é no dia 10 de maio. Vou para a Espanha, para uma pacata cidade chamada Organyá, com 2 mil habitantes. Este lugar é conhecido como o melhor do mundo para treinar acrobacias; é onde todos os pilotos do mundo se encontram para treinar para as competições que acontecem de julho a setembro por vários países da Europa. Neste ano meu foco é treinar. Vou participar de apenas uma competição, chamada Wagas Festival, que acontece na França. Nesta competição, voamos próximos a grandes dunas, e são avaliadas manobras próximas ao solo. É um pouco perigoso, por isso apenas 30 pilotos do mundo todo participam. Para poder participar, fui avaliado pelo criador da competição, que analisou alguns vídeos e imagens.

Itapema: O voo acrobático, que você pratica, é uma categoria de voo livre de parapente, certo?
Alan: Dentro do esporte voo livre de parapente, nós temos duas modalidades: o cross country, que consiste em percorrer longas distâncias voando de parapente, e a acrobacia. Nesta modalidade, o piloto e o equipamento são levados ao extremo para executar as acrobacias. Tem um grande impacto visual para quem assiste. Podemos usar como exemplo um avião de linha normal, que seria a categoria cross, comparado a um avião da esquadrilha da fumaça, que faz as acrobacias.

Itapema: Além do esporte, quais são seus outros hobbies?
Alan: Gosto de ouvir música de todos os tipos, principalmente hip-hop e música eletrônica... Gosto muito de voar escutando música. Nas horas vagas gosto de jogar uma bolinha... E comer besteiras. (risos)

Itapema: E quais são seus planos para depois da viagem?
Alan: Em 2014 eu pretendo iniciar no circuito mundial, participando de todas as competições possíveis.

ITAPEMA FM
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.