Notícias

Itapema FM  | 05/04/2013 15h35min

Prêmio Jabuti modifica regulamento para evitar nova polêmica

Edição de 2012 teve vencedores determinados por um único jurado, que deu nota mínima a seus candidatos preteridos

Depois da polêmica de sua última edição, em que o jurado Rodrigo Gurgel determinou os vencedores, dando notas 1 e zero a seus candidatos preteridos, o Prêmio Jabuti teve o regulamento alterado.

A 55ª edição da premiação, uma das mais importantes do cenário literários do Brasil, abriu inscrições nesta quinta-feira para obras editadas no país entre janeiro e dezembro de 2012.

Uma limitação antiga foi restabelecida: como ocorria até 2011, os jurados só podem dar aos concorrentes notas de 8 a 10, não mais de 0 a 10. Assim, fica impossível que um jurado desequilibre, sozinho, a disputa da maneira como ocorreu como no ano passado.

A partir de agora, fica claro que só podem concorrer antologias quando forem compostas apenas por textos inéditos no país.

Na categoria tradução, passam a participar as obras de não ficção. As categorias de ciências exatas e tecnologia e informática foram unidas, assim como arte com fotografia e economia, administração e negócios com turismo e hotelaria. Também foi incluída a categoria dedicada a traduções de ficção do alemão para o português – uma celebração extraordinária à homenagem que o Brasil recebe na Feira de Frankfurt, em outubro.

Assim, de 29 categorias, o Jabuti passou para 27. Cada uma dará, além do troféu, o prêmio de R$ 3,5 mil. Os livros do ano de ficção e o de não ficção recebem R$ 35 mil a cada um.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.