Notícias

Itapema FM  | 27/03/2013 13h31min

Livro reúne imagens que fizeram a fama da revista O Cruzeiro nas décadas de 1940 a 1960

Obra do Instituto Moreira Salles traz imagens da construção de Brasília às expedições amazônicas

Carlinhos Santos  |  reportagem@diario.com.br

Imagens carregadas de nuances, com angulações que servem de crônica de um país em plena fase de afirmação, estão reunidas no livro As Origens do Fotojornalismo no Brasil: um Olhar Sobre O Cruzeiro (1940-1960).

A publicação, organizada pelo Instituto Moreira Salles, traz fotos de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. 

Da construção de Brasília às expedições amazônicas, dos bastidores da política ao glamour carioca — com Brigitte Bardot e Carmem Miranda em instantes mágicos, como diria Cartier-Bresson —, toda essa produção ia parar nas páginas d' O Cruzeiro. Eis que a revista virou um vade-mécum de um Brasil disposto à pujança, mas também cheio de mazelas. Um país que, ao se olhar, ora se vê num terreiro de umbanda magistralmente registrado por Pierre Verger, ora nos salões do Copacabana Palace.

Um Brasil de fatos e fotos. São esses fractais de uma história em imagens que o livro registra, reportando-se à trajetória de três décadas da publicação. Como anotam os organizadores, "O Cruzeiro incorporou, no início da década de 1940, o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil".

Por isso, estão no livro, em imagens quase cinematográfcas, um encontro amistoso dos irmãos Villas-Bôas com os índios xavantes, na Serra do Roncador, e, num retrato quase delirante, a faceta do atormentado gênio da bola Heleno de Freitas. Brasil de brasileiros, registros de um país em revista.

O livro inclui reproduções de páginas da publicação O Cruzeiro que, como diz um dos ensaios, mostram um modelo de americanização da sociedade brasileira, fruto do advento da Guerra Fria. Assim, por ironia ou decisão editorial, uma das mais brasileiras das revistas foi, também, porta-voz de outras ideologias. Manchetes de uma história ainda em revisão. Página por página, foto por foto.

Serviço:

Obra: As Origens do Fotojornalismo no Brasil: Um Olhar Sobre O Cruzeiro 1940-1960
Organização: Helouise Costa e Sergio Burgi (Instituto Moreira Salles)
Páginas: 335
Preço: R$ 140

DIÁRIO CATARINENSE
Jean Manzon/ Acervo CEPAR Consultoria / divulgação

Nos bastidores do glamour carioca, Carmem Miranda ia parar nas páginas d' O Cruzeiro
Foto:  Jean Manzon/ Acervo CEPAR Consultoria  /  divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.