Notícias

Itapema FM  | 25/03/2013 17h42min

Sapato feito por impressora 3D foi inspiração para o cenário do 20º Donna Fashion

Evento começa nesta quarta e terá o desfile de sete marcas em duas noites

roberta.avila@diario.com.br  |  ROBERTA ÁVILA

O Donna Fashion Iguatemi começa nesta quarta e traz como destaque a moda incorporada, não apenas aos desfiles, mas ao cenário. A passarela criada pela arquiteta Cátia Picolo é o exemplo.

— Fizemos uma pesquisa sobre inovação e tecnologia na indústria. Na moda, temos novos materiais, tecidos que reagem à poluição, por exemplo, e o uso de formas como o favo de mel, que é inspiração tanto na indústria automobilística como na fabricação de tecidos. Pesquisando novas tecnologias, descobri um sapato feito por uma impressora 3D que se tornou inspiração para a formação de linhas que se encontram, base do desenho da passarela — explica Cátia.

A relação entre a impressora 3D e a democratização da moda, um dos conceitos do 20º Donna Fashion, completou a escolha do sapato como inspiração.

— No futuro, a indústria acredita que a impressora 3D será um item doméstico e eu achei o máximo imaginar que a pessoa vai poder imprimir seu próprio sapato em casa. Isso seria muito democrático, e é exatamente esse o conceito da Donna — diz a arquiteta. 

Para representar a inovação sem dar às costas à tradição da moda, a arquiteta buscou inspiração nos sites da Dior e Chanel para escolher as cores do cenário. Acabou deparando com as duas grandes tendências da estação: o preto e o branco.

— O preto e branco são contraponto à inovação, dão um toque clássico, sofisticado ao cenário. Maisons como a Chanel e a Dior usam  muito essas cores.

Para assistir de todos os lados

Completando a democratização do evento, Cátia ressalta que, além da área VIP, composta por cadeiras ao redor da passarela, que será ocupada por convidados do evento, o público poderá assistir aos desfiles dos mezaninos do Shopping Iguatemi. 

— A passarela pode ser vista de todos esses espaços com enfoques diferentes. Geralmente, a passarela é um espaço reto, no nosso caso, ela é triangular e tem duas entradas e duas pontas. Acredito que as modelos devem fazer paradas nessas pontas, mas cada marca deve elaborar uma coreografia diferente para os modelos, com base nas possibilidades que o formato oferece. Dá para brincar bastante. Das cadeiras os convidados VIPs terão uma vista melhor das modelos, mas do mezanino as pessoas verão melhor a relação entre a coreografia de cada marca e o cenário, com as cores das roupas se destacando no fundo preto e branco — afirma Cátia.

DIÁRIO CATARINENSE
Divulgação / Divulgação

"Achei o máximo imaginar que a pessoa vai poder imprimir seu próprio sapato em casa", disse Cátia
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.