Itapema FM | 25/03/2013 10h28min
Santa Catarina tem quase seis milhões de habitantes - na capital Florianópolis, são mais de 400 mil moradores. Mas é fato que as cidades catarinenses ficam muitas vezes de fora da rota de shows de artistas nacionais e internacionais, que se mantém no tradicional circuito São Paulo-Rio de Janeiro-Porto Alegre. Embora a situação atualmente seja melhor que há alguns anos, muita gente ainda precisa se deslocar muitos quilômetros para ver de perto seu artista ou banda preferido. Mas como seria se ninguém precisasse depender de um festival ou um produtor de shows para trazer uma atração para Santa Catarina? E se os próprios fãs assumissem essa tarefa, escolhendo o show que desejam ver e dividindo os custos entre si para tornar a apresentação uma realidade?
Essa é a ideia do site Todos Por: usar o conceito de crowdfunding para trazer bandas ou artistas que, sem essa iniciativa, poderiam nem passar pelas cidades do Estado. O termo crowdfunding - traduzido para o português como "financiamento coletivo" - surgiu nos Estados Unidos em 2006, mas na realidade expressa um tipo de iniciativa que já existe há muito mais tempo. Nesta forma de arrecadar fundos, cada pessoa contribui voluntariamente com uma quantia de dinheiro, e o alto valor reunido no final da campanha se deve ao grande número de participantes, e não a uma grande soma investida por cada um. Ações filantrópicas como o Teleton ou o Criança Esperança, por exemplo, sempre se basearam no conceito de crowdfunding. A diferença é que hoje em dia, com a popularização da internet, ficou mais fácil divulgar causas e reunir o dinheiro necessário. E as pessoas, através de sites como o Kick Starter e o brasileiro Catarse, começaram a usar o crowdfunding para patrocinar filmes, conseguir dinheiro para fazer o trabalho de conclusão da faculdade, realizar projetos pessoais que estavam abandonados há tempos... E trazer para as cidades próximas os shows que desejam ver.
O cantor Andrew Bird, por exemplo, esteve no Brasil - inclusive em Florianópolis - em fevereiro, por uma iniciativa de crowdfunding. Mais recentemente, os fãs de série Verônica Mars, cancelada há seis anos, conseguiram juntar mais de US$ 2 milhões para patrocinar um filme baseado na história. Ou seja: todos contribuem, e todos saem ganhando no final. E é assim que o Todos Por funciona: através do site, os fãs podem escolher, em enquetes, qual banda ou artista querem ver em sua cidade. Uma vez selecionada a atração, um número definido de cotas é disponibilizado para venda. Todas as cotas precisam ser vendidas dentro de um prazo também pré-determinado. O fã compra sua cota, que já vale como ingresso; e, claro, ajuda na divulgação do projeto através de redes sociais e da divulgação boca-a-boca, para que o maior número de cotas seja vendido o mais rápido possível. Se o número de cotas for atingido, o show está garantido. Caso as cotas não sejam todas vendidas, o dinheiro dos que contribuíram é integralmente devolvido.
Gostou? Pois o público pediu e o Todos Por atendeu: o artista da vez é a cantora e compositora Céu, que está na estrada com a turnê do álbum Caravana Sereia Bloom - e, aliás, se apresentou em Porto Alegre no último final-de-semana, justamente por uma iniciativa de crowdfunding. Quem quiser assistir ao show da paulista - que em Florianópolis tem o apoio da Itapema FM, parceira do site Todos Por - no dia 19 de abril, no Célula Show Case, em Florianópolis, precisa fazer a sua parte. Basta acessar o site e comprar sua cota, que já vai valer como ingresso. Depois disso, ajude na divulgação - lembre-se que o show só acontece se todas as cotas forem vendidas! Curta o Facebook do Todos Por, e siga o Twitter do site. E não deixe para depois: o prazo para a venda das cotas acaba em menos de duas semanas!
Céu, que começou sua carreira artística em 2002, traz em seu trabalho influências do samba, do hip hop, do afrobeat, do jazz e do R&B. Diz que, apesar de não rejeitar o rótulo de artista de MPB, acha que ele se tornou um pouco limitado: "Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas. Gostamos de ouvir música da Jamaica, agora estou escutando música etíope. Não penso que tipo de música estou fazendo. Simplesmente faço um som." Sucesso de público e de crítica, Céu já está em seu terceiro álbum de estúdio.
ITAPEMA FM
Sucesso de público e de crítica, Céu está na estrada com a turnê do álbum 'Caravana Sereia Bloom'
Foto:
renan costa lima
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.