Notícias

 | 21/03/2013 20h14min

Comércio diversificado movimenta a região central de Florianópolis

Além dos restaurantes, bares e lojas, a Beira-Mar Norte é a avenida mais famosa da cidade

A região central de Florianópolis reúne alguns dos bairros mais movimentados da Capital. Além do Centro, Trindade, Itacorubi e Córrego Grande concentram bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais formadores da personalidade cosmopolita da Ilha.

Confira galeria e depoimentos da região central

>> Confira a lista com endereços citados no especial de aniversário

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com seus alunos vindos do país inteiro é um bom exemplo desta diversidade. É nesta região que fica a avenida mais famosa da cidade, a Beira-Mar Norte, conhecida pela bela paisagem, a via proporciona ainda a prática de esportes ao ar livre no calçadão e na ciclovia. Batizada oficialmente de Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, a rua transformou-se em um dos maiores cartões-postais para moradores e visitantes.

Confira abaixo as indicações da região central:

"Gosto de ir no Mundo Verde, porque fica bem perto de onde eu trabalho. Lá tem lanches e produtos naturais. Costumo comprar granolas e recomendo os sucos e a tigela de açaí, que são deliciosos"
Gabriela Faraco, 29 anos, designer de acessórios, mora no Centro

"Já conhecia os doces da Mayra Pauli de festas de casamento e adorei saber da casa de chá perto de onde moro. Tudo é delicioso, e o ambiente é lindo. Um pedacinho de Paris em Floripa"
Shirley Stamou, 40 anos, blogueira, mora no Parque São Jorge

"O Box 32 é onde levo meus amigos pra comer um pastel de camarão e tomar um chopinho. O Beto é um grande amigo. A minha adega na Costa da Lagoa se chama Adega do Beto"
Wilfredo Gomes, 43 anos, publicitário, mora na Avenida Beira- Mar Norte

"Um dos melhores locais é a Beira-Mar Norte, do shopping em direção ao viaduto do CIC ou ao Rita Maria. Quando se quer renovar os sentimentos, a dica é percorrer este caminho pela manhã ou no fim da tarde"
Dorvalino Furtado Filho, 59 anos, médico veterinário, mora no Centro

"Sempre que vou ao Centro, fico sentado na Praça XV. Frequento desde os cinco anos. Quando eu era cobrador de ônibus, o ponto final ficava perto da praça, então, me acostumei a ir para lá nos intervalos"
Valdeci Aristides Ramos, 55 anos, zelador, mora na Barra da Lagoa


Do jardim de casa, Vanessa Tobias tem vista para a Beira-Mar Norte
Foto: Jessé Giotti / Agência RBS

"Em direção ao Pântano do Sul, está a Praia do Morro das Pedras, meu lugar escolhido para observar a natureza intocada e meditar com os pés na areia. Melhor do que isso, só a minha casa, com o pomar com vista para a Beira-Mar Norte, a pequena horta e os cachorros brincando. E tudo isso ao lado de quem eu amo"
Vanessa Tobias, 29 anos, life coach, mora na Agronômica

"Lembro do antigo Miramar, que desde a minha infância era um dos lugares que eu e a minha família mais frequentávamos. Depois do cinema, íamos jogar moedinhas no mar e nos divertíamos muito"
José Cipriano da Silva, 77 anos, artista plástico, mora no Centro 

"A Rua Bocaiúva é a minha história. Nasci e fui criado em uma casa na esquina com a Alves de Brito. Tomar um chope no Emporium Bocaiúva no fim da tarde é um ótimo programa"
Vitor Gomes, 41 anos, chef de cozinha, mora em Santo Antônio de Lisboa

"O Bar do Noel é um lugarzinho bom pra conversar com os amigos e ver gente conhecida, além de ser de fácil localização. Eu ia sambar todo dia com o grupo Bom Partido"
Lido Augusto Costa, 72 anos, sambista, mora no Estreito

"Vou muito ao Café em Grão, no Ceisa Center. Como o meu escritório também fica ali, passo pra tomar um expresso praticamente todos os dias depois do almoço. Uma das maravilhas é a torta alemã"
Lauro Maeda, 42 anos, fotógrafo, mora no Centro

"O bulevar da Hercílio Luz ficou muito bom com a reforma. Antes era só um canal, agora as pessoas podem sentar para conversar, jogar dominó e vender jornal"
Jandira Lorenz, 66 anos, artista plástica, mora em Santo Antônio de Lisboa

"Pensei na Ponte Hercílio Luz. Quando eu vivia em Floripa, ela ainda era ativa, e eu a acho um encanto. Bem romântico andar na ponte no final de tarde. Seria ótimo sua revitalização"
Carolina Kasting Arruda, 37 anos, atriz, mora no Rio de Janeiro

"Para quem gosta de dançar, o lugar é o Jivago. Sempre que estou na cidade costumo ir curtir a música dos DJs. Meu grupo de amigos está sempre por lá, e os funcionários da casa estão sempre de bom humor"
Max Reinert, 40 anos, dramaturgo e diretor, mora na Trindade

"A gente sempre se reúne no Bar da Helô para assistir aos jogos, principalmente quando é Avaí ou Figueirense. É um reduto do bairro"
César Nunes, 53 anos, compositor, mora no Morro do Céu

"Recomendo o Chopp do Gus, sempre vou lá tomar uma gelada. A música é boa, os valores são atraentes e o atendimento é de qualidade. Me amarro na batata flambada deles"
Jackson Silva, 31 anos, designer gráfico, mora em Barreiros

"Uma caminhada pela Beira-Mar Norte num dia de sol é um passeio agradável e revigorante"
Doreni Caramori, 33 anos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), mora em Jurerê

"O Teatro Álvaro de Carvalho ( TAC) é um símbolo da arte. Os atores têm um apreço grande pelo local, que é muito importante por ser um dos poucos teatros da Capital. Com sua arquitetura clássica, emana uma aura de romantismo, representando a beleza romântica da cidade. Quando subo naquele palco, sinto uma sensação de alegria e liberdade ao representar"
Renato Turnes, 39 anos, ator, mora no Centro 

"Gosto muito da Toca da Garoupa. O restaurante possui um cardápio e uma carta de vinhos ótimos. É uma boa opção para quem gosta de frutos do mar"
Hélio Bairros, 56 anos, presidente do Sinduscon/Florianópolis, mora no Centro

"Amo desfrutar da paradisíaca vista da Beira-Mar Norte. E pode ser de qualquer sacada dos prédios da região ou até mesmo do estacionamento do sexto piso do Beiramar Shopping, que é sensacional"
Marcelo Scherer, 42 anos, empresário, mora no Centro

 
Mercado Público é ponto de encontro de Paulo Abraham, o Boca
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

"Eu vou bastante ao Bar do Alvim e ao Box 32. No Mercado Público é onde eu encontro amigos da minha infância e os novos também. Nós aproveitamos para jogar conversa fora. Não vamos salvar a economia do país, mas a gente gosta de criticar, elogiar, rir, fazer uma fofoquinha"
Paulo Bastos Abraham, o Boca, 62 anos, presidente do Berbigão do Boca, mora em Coqueiros

"Nasci e cresci na cidade. O meu lugar especial é o Kays'kidum. O mignon ovado com crepe de banana e doce de leite de sobremesa, servido pelo garçom Beleza, é praticamente um ícone nostálgico"
Bernardo Knabben, 45 anos, empresário, mora em Blumenau

"Eu sou da Itália, mas aqui que escolhi para viver. Não poderia deixar de citar a Macarronada Italiana, que é a minha casa, onde recebo amigos e visitantes do mundo inteiro"
Ézio Librizzi, 59 anos, chef de cozinha, mora no Sambaqui

"No período em que fui deputado estadual me hospedava no Hotel Majestic, que tem aquela vista linda da Avenida Beira-Mar Norte. No fim da tarde gostava de caminhar por ali. Quem é que não gosta?"
Nilso Berlanda, 51 anos, empresário, mora em Curitibanos

"O arroz de pato do restaurante Delícias Portuguesas é meu prêmio de consolação sempre que tenho um dia difícil, volto de uma viagem cansativa ou quero fazer o melhor programa da semana com o meu marido"
Luane Lohn, 30 anos, empresária, mora no Centro

"Florianópolis é rica em belezas naturais. O programa que mais gosto é desfrutar a vista da Avenida Beira- Mar Norte, onde moro"
Cláudio Stringhini, 55 anos, empresário, mora na Avenida Beira-Mar Norte

"Sempre que retorno busco os locais que fizeram parte da minha vida. O ponto alto fica para o domingo na varanda da casa da minha mãe, na Beira- Mar Norte, de pijama"
Jorge Lacerda, 46 anos, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, mora em São Paulo

"O amanhecer e o anoitecer mais bonitos estão na Beira- Mar Norte, em especial no trapiche. São cenas incríveis, de tirar o fôlego"
Alaor Tissot, 74 anos, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), mora no Centro 

"A Ponte Hercílio Luz é o local que fez parte da minha juventude. A gente marcava: 'Te encontro depois da ponte'. Lembro-me que não tinha jeito de atravessar de lambreta por causa do vento"
Miguel Livramento, 70 anos, comentarista esportivo da RBS TV, mora no Centro

"Lembro de boas histórias no ginásio do Colégio Catarinense, como um jogo contra o time do Casepiro, com um gol que não foi visto pelo bandeirinha. Ele ficou dias sem descer o morro onde morava"
Valci Moreira, 63 anos, presidente do Floripa Futsal, mora na Agronômica

"O ginásio do Instituto Estadual de Educação foi o lugar onde passei a maior parte do meu tempo. Desde os oito anos de idade treino de segunda a sábado, quase seis horas por dia. Muitos aniversários comemorei lá"
Luisa Matsuo, 24 anos, ginasta, mora no Abraão

"Sem dúvida, um lugar muito lindo para observar a Ponte Hercílio Luz, no fi m de tarde, é a pedra onde está o monumento em homenagem ao governador que deu nome à ponte"
Edson Luiz da Silva, 59 anos, também conhecido como o Velho Bruxo, mora na Trindade

"Passo muitos dias longe de casa, jogando fora do Brasil e, toda vez que estou voltando, fico ansiosa para ver a Ponte Hercílio Luz. Sempre quero saber se ela continua ali de pé, firme e forte"
Nanda Alves, 29 anos, tenista profissional e número 3 do Brasil, mora no Itacorubi

 
Sérgio Machado curte descansar na Praça XV, no Centro
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

"Comecei a trabalhar com 15 anos na Livraria Lunardelli. Desde essa época eu ia descansar na Praça XV, porque ficava bem perto do meu trabalho. Hoje ainda vou muito, para ler jornal ou mesmo ficar observando as pessoas, principalmente os turistas. Gosto de vê- los correndo ao redor da figueira, procurando algum tipo de sorte" Sérgio Murilo Machado, 46 anos, dono da Companhia de Teatro Vanguarda, mora no Centro

"Acho muito bom o passeio de barco que sai do trapiche da Avenida Beira-Mar Norte e segue pelas pequenas ilhas do Norte, inclusive com visitação a antigos fortes"
Aldo Luiz Mees, 53 anos, presidente da IPM Sistemas de Gestão Pública, mora no Centro

"Eu cresci no Bairro Pantanal, e a maioria das minhas brincadeiras de infância foram nas quadrinhas da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse era meu quintal de casa, onde jogava bola e brincava"
Bruno Fontes, 33 anos, velejador, mora no Parque São Jorge

"O Centro é um lugar que me toca. Quando criança caminhava no calçadão da Felipe Schmidt com o meu pai e, quando volto, resgato a saudade da infância"
Rafael Westrupp, 32 anos, presidente da Federação Catarinense de Tênis, mora na Avenida Beira-Mar Norte

"Sempre vou ao Bianco Nero com alguma amiga ou cliente, porque fica no shopping, mesmo local da minha loja. Os sorvetes de lá são extraordinários, inspirados nos italianos"
Tida Zanatta, 60 anos, empresária, mora na Avenida Beira-Mar Norte

"Como minha galeria fica próxima, passo e fico admirando os monumentos belíssimos da Praça Getúlio Vargas. Vou umas duas vezes ao mês e fico observando, pensando em quem teve a ideia de fazer aquelas obras"
Helena Fretta, 62 anos, galerista, mora na Agronômica

"A Ilha, além das belezas naturais, possui boas livrarias. Dentro delas, ficamos cercados pela história, no meio de grandes nomes que enobreceram a humanidade, sentindo os anseios e as glórias"
Francisco Karam, 93 anos, médico, mora no Itacorubi

"O meu lugar preferido é o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Cheguei há 37 anos e amo ficar aqui. Eu trabalho pelas crianças, elas são a razão da minha vida. Ouso dizer que elas me ajudam muito mais do que eu as ajudo. Estou lá todos os dias, aos 80 anos tenho a cabeça perfeita e pernas que funcionam para poder resolver os problemas"
Maria Gertrudes da Luz Gomes, 80 anos, presidente da Associação dos Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos), mora na Avenida Beira-Mar Norte

"Minha vida toda morei no Centro e a infância passei na Esteves Júnior. É o local de onde tenho mais recordações. A gente brincava nos terrenos, tinha uma pistinha de bicicross e árvores com as mais variadas frutas"
Márcio Carlsson, 38 anos, professor de tênis, mora no João Paulo

"Ainda lembro do dia em que joguei pelo 1 º time do abrigo de menores e marquei os cinco gols da vitória. Foram naqueles campos do abrigo que comecei a jogar. Eram cinco na época"
Toninho Quintino, 60 anos, ex- jogador do Avaí e Figueirense, mora na Trindade

"Cheguei aqui há 30 anos. O lugar mais marcante é a Trindade. Lá, eu tinha uma casa confortável e com piscina onde criei os meus filhos. Foi uma época muito boa para receber os amigos e fazer um churrasco"
Vanderlei Silva, 69 anos, ex-goleiro do Figueirense, mora no Centro

Charles Guerra / Agencia RBS

A designer de acessórios Gabriela Faraco gosta de frequentar o Mundo Verde, no Centro
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.