Notícias

Itapema FM  | 14/03/2013 16h50min

Surpreendente comédia brasileira "Super Nada" estreia nesta sexta-feira

Longa de Rubens Rewald que mistura drama cômico com humor negro é estrelado por Marat Descartes e Jair Rodrigues

Daniel Feix  |  daniel.feix@zerohora.com.br

O encontro entre um ator em ascensão e um idiossincrático monstro sagrado do showbiz resulta num dos filmes brasileiros mais surpreendentes da temporada: Super Nada, segundo longa de Rubens Rewald (roteirista, professor da USP e diretor de Corpo, 2007), que estreia nesta sexta-feira no país (em Porto Alegre, apenas na sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim).

A trama começa fazendo lembrar o ótimo Riscado (2011), de Gustavo Pizzi. Num registro que pode ser classificado como drama cômico, o espectador acompanha a batalha diária de Guto (Marat Descartes, em grande atuação), um versátil intérprete que tenta ganhar a vida como um faz-tudo das artes. Tudo muda quando ele vai fazer um teste na televisão e, chegando lá, descobre que se trata de uma ponta no programa de seu ídolo de infância, o humorista popular que encarna o personagem Super Nada (Jair Rodrigues).

O registro passa a ser o do humor negro, às vezes nonsense, típico de um certo cinema paulistano recente (de Durval Discos, 2002, e Reflexões de um Liquidificador, 2010, entre outros). Como quem parece buscar um norte, Super Nada emula em sua dinâmica a jornada errática e a instabilidade emocional de Guto. A surpresa do público se completa com a performance corajosa de Jair Rodrigues, que, aos 74 anos, explorando seus conhecidos trejeitos e improvisos, submete-se a situações que, bem, melhor não antecipá-las, visto que parte do fascínio do filme está na fruição enigmática e num certo prazer inesperado que ele proporciona.

Super Nada foi premiado no Festival do Rio (como melhor filme da mostra Novos Rumos e com o prêmio especial do júri para Jair Rodrigues) e em Gramado (melhor ator para Marat Descartes). Confira os horários de exibição no roteiro de cinema da Agenda.

Super Nada
De Rubens Rewald. Com Marat Descartes e Jair Rodrigues.
Comédia dramática, Brasil, 2012. Duração: 94 minutos. Classificação: 16 anos.
Em cartaz a partir desta sexta-feira na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Cotação: 3 de 5 estrelas.

O trailer:

SEGUNDO CADERNO
Festival de Cinema de Gramado / Divulgação

Marat Descartes (foto) contracena com Jair Rodrigues em Super Nada
Foto:  Festival de Cinema de Gramado  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.