| 14/03/2013 08h01min
De Joinville para o mundo. O curta-metragem "As Mortes de Lucana" começou essa trajetória em 2010, quando o diretor Alceu Bett e o escritor Fernando Karl começaram a desenvolver o roteiro do filme. A partir do próximo mês, eles dão mais um passo na divulgação do trabalho e participam de cinco festivais internacionais, na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
O curta foi todo rodado em Joinville e São Francisco do Sul, cidade que terá a oportunidade de assistir ao filme hoje, às 20h30, no Teatro 10 de Novembro, em uma única exibição antes de a produção viajar para Lisboa.
Na capital portuguesa, eles participam de três festivais de 1º à 11 de abril. O maior deles é o Festin (Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa), em que participam da mostra competitiva ao lado de outros 20 filmes, selecionados dentre os cerca de 3.500 inscritos oriundos de países lusófonos.
—Estamos muito felizes de estarmos entre os selecionados. Esses festivais são uma surpresa, porque não pretendíamos chegar à tanto. É muito bacana um filme de Joinville estar nesses eventos —,conta.
Ainda em Lisboa, "As Mortes de Lucana" será exibido como convidado no festival itinerante ShortCutz Programa Internacional de Cinema e também do Plataforma Polvo, um evento de discussão de cinema contemporâneo, onde irão contribuir com uma palestra para falar sobre a produção do curta.
Ainda em abril, o filme participa do Indieflix Festival, em Seattle (Estados Unidos), e do CineramaBC, um Festival Internacional de Cinema realizado em Balneário Camboriú.
O curta joinvilense foi a primeira experiência como diretor de Alceu Bett, que se mostra realizado com o alcance que o filme tomou ao conseguir a participação em eventos internacionais, uma oportunidade de divulgar ainda mais o trabalho.
—O grande problema do cinema independente é que não há espaço nas salas de cinema, e nesses festivais há o visionamento. Isso faz com que você consiga circular o trabalho—, explica.
Uma produção toda joinvilense e de baixo custo, "As Mortes de Lucana" conta a história do cineasta Graco, que não compactua com as regras da sociedade e, para não enlouquecer, se apaixona por Lucana. Ela tem o costume de morrer aos domingos, mas é ressuscitada quando Graco mata aquilo que a matou.
O ator joinvilense Robson Benta e a portuguesa Paula Pinto dão vida aos personagens principais. Com a participação especial do mágico francês Dany Adams, que mora em Joinville, o curta ainda conta com a trilha sonora do belga Gelany Beno.
A primeira exibição do curta ocorreu no final do ano passado em Joinville e, nesta noite, é a vez de São Francisco do Sul receber a produção audiovisual. Os interessados em garantir presença devem enviar um e-mail com nome completo e CPF para o endereço eletrônico curtalucana@gmail.com. A entrada é gratuita.
—O lançamento vai ser fantástico. Eles abriram a cidade para nós gravarmos e vai ser um dia importante para podermos mostrar a maneira como estamos agradecidos—, conta Alceu.
O joinvilense Robson Benta e a portuguesa Paula Pinto dão vida aos protagonistas da história
Foto:
Alceu Bett
/
divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.