Notícias

Itapema FM  | 13/03/2013 14h31min

Livro "The Beatles - A Biografia" ganha relançamento

O legado do quarteto de Liverpool é relatado em mais de mil páginas

Os Beatles são o maior ícone da música mundial. Suas canções fizeram tamanho sucesso que até hoje tocam em todos os cantos do planeta e geram centenas de livros e filmes com todo o tipo de recorte da história, muitas delas curiosas. A notoriedade conquistada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr fez o respeitado jornalista Bob Spitz pesquisar profundamente a trajetória da banda por quase uma década, e o resultado foi uma série de descobertas inéditas. A partir desse trabalho, Spitz escreveu o livro The Beatles – A Biografia, considerado o mais completo já publicado sobre a vida e a obra do quarteto de Liverpool.

Nos primeiros capítulos, por exemplo, o autor descreve minuciosamente as histórias das famílias de cada um dos e os percalços enfrentados durante a infância e a adolescência de Lennon, McCartney, Harrison e Starr, e como eles se estabeleceram na cidade portuária Liverpool, na Inglaterra. Lennon, por exemplo, é apresentado como um garoto rejeitado pelo pai Freddie e por sua mãe Julia. "A pior dor é a de não ser querido, de perceber que seus pais não precisam de você do jeito que você precisa deles" confessou John ao jornalista. O surgimento do grupo é bem detalhado. Sua história como banda começou em 1960, quando os garotos britânicos faziam shows nos pubs e nos restaurantes das cidade de Liverpool e Hamburgo, na Alemanha. Naquela época, o time era composto por Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best. Essa primeira formação é marcada pelas agressões físicas entre Stuart e Paul mesmo no palco, durante uma apresentação, e o descontentamento dos outros integrantes em relação ao desempenho de Pete como baterista. A carreira dos Beatles começou a decolar apenas em 1961, quando assinaram o contrato com o pequeno selo britânico Parlophone. No final de 1962, os rapazes de ternos pretos tiveram seu primeiro hit, Love Me Do, lançado na Grã-Bretanha, ocupando imediatamente a 17ª posição das paradas britânicas. No entanto, foi com a segunda música, Please, Please Me que eles alcançaram o topo nas paradas musicais, consagrando-os como um verdadeiro fenômeno de popularidade no Reino Unido, e dando início à chamada "beatlemania".

Com o sucesso inevitável, o quarteto conquistou fama internacional e muito dinheiro. Estavam sempre nas capas de revistas, nas manchetes dos jornais e estouravam em quase todas as rádios. Nessa rotina cada vez mais atarefada, os Fab Four também tiveram muitos problemas com álcool e entorpecentes, às vezes para dar gás às apresentações. Sobre o uso de drogas, Paul revela que John era o que mais consumia heroína e outros entorpecentes, compartilhados também por sua amante Yoko Ono. "John estava mergulhando nas drogas pesadas de um modo como nunca havíamos feito", afirma Paul. Esse constante uso de substâncias alucinógenas resultou na prisão de Lennon e Yoko, no dia 18 de outubro de 1968, por porte ilegal de drogas. Segundo os tabloides ingleses, foram encontrados 200 gramas de haxixe, uma máquina de enrolar cigarros com traços de maconha e meia grama de morfina. Nesse período, o escândalo aumentou, porque tanto o músico quanto a artista plástica ainda eram casados com outras pessoas. Sobre a relação extraconjugal de Lennon, Spitz descreve Yoko como uma espécie de caçadora obcecada, fazendo todo o necessário para encontrá-lo: "Yoko Ono foi particularmente insistente na perseguição a John Lennon desde que se encontraram pela primeira vez durante a exposição dela na Indica Gallery, em 1966. Durante muitos meses, ela tentou, sem sucesso, atrair a atenção dele: havia se juntado às hordas de fãs diante dos portões de Kenwood e frequentado a escada em frente ao escritório da Apple, na esperança de conseguir um encontro 'casual'".

No decorrer dos anos, a relação entre os integrantes começou a se deteriorar, tornando o clima da banda bem sufocante. Em um dos capítulos, o autor narra o conturbado clima das gravações: "O desassossego que George sentia no estúdio era agravado pelos problemas pessoais de John, que se traduziam em autorrejeição e despeito. Os efeitos desestabilizadores do LSD, aliados a um casamento estagnado e 20 anos de um ressentimento que crescia nele como uma bola de neve, fizeram Lennon retrair-se cada vez mais numa concha emocional." Em 11 de abril de 1970, a imprensa noticiou o fim dos Beatles, após o rompimento de Paul McCartney com a banda. Seus integrantes seguiram então para carreira solo, mas a arte e o legado dos garotos de Liverpool como grupo ainda hoje é o grande destaque da história pessoal de cada um dos músicos.

The Beatles – A Biografia é um prato cheio de informações sobre todas as gravações, ensaios, shows, composições, e a influência nos jovens e na cultura da época. Neste livro, os leitores acompanham toda a consolidação desse ícone chamado Beatles.

Ficha Técnica
The Beatles – A Biografia
Autor: Bob Spitz
Editora: Lafonte
Número de páginas: 1024 (inclui cadernos de imagens)
Preço: R$ 99,00

ITAPEMA FM
The Beatles - A Biografia / Divulgação

Para escrever o livro, o jornalista Bob Spitz passou quase uma década pesquisando a trajetória da banda
Foto:  The Beatles - A Biografia  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.