Notícias

Itapema FM  | 02/03/2013 07h02min

A moda luxuosa e sofisticada da aristocracia russa é destaque no filme 'Anna Karenina'

O figurino, premiado no Oscar, serviu de base para a criação de estilistas nas coleções outono-inverno desta temporada

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Quando o romance épico 'Anna Karenina' estrear nos cinemas brasileiros, no dia 15 deste mês, o inverno ainda será um sopro de vento distante e a previsão do tempo provavelmente estará indicando temperaturas em que estolas e casacos de pele não combinam.

No entanto, dificilmente as apaixonadas por moda não sairão da sala de cinema sonhando com o luxo do mundo em que a protagonista vive sua tragédia pessoal a até 30 graus abaixo de zero.

As inspirações que a Rússia de 1870 podem trazer são justificáveis: durante seus 130 minutos, o filme britânico desfila figurinos surreais e joias Chanel raras, e se estas parecem fazer parte de uma realidade diferente das mulheres de 2013, alguns dos estilistas mais influentes do mundo já decretaram: este inverno será de visuais dramáticos ao estilo romance russo.

A figurinista Jacqueline Durran sabia muito bem o que estava fazendo quando começou a produzir as roupas que caracterizariam as personagens de Keira Knightley, Alicia Vikander, Olivia Williams e seus parceiros de cena, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson e Matthew MacFadyen — tanto que levou o Oscar deste ano na categoria Figurino.

Deixando de lado o vitorianismo daquela época, Jacqueline recriou os vestidos pensando na alta-costura dos anos 1950, inspirada principalmente pelos croquis de Christian Dior, que remetem à mesma feminilidade do século 19, mas com um frescor de moda contemporânea.

Desta forma, permitiu que a heroína de Liev Tolstói ultrapassasse seu papel de moça à frente de seu tempo na Rússia czarista para ser ícone de moda mundial no século 21.





As joias

Coco Chanel levaria ainda cerca de dez anos para nascer e mais 49 para criar sua primeira coleção de joias enquanto ocorriam os fatos ficcionais de  'Anna Karenina'. Mesmo assim, na mais recente adaptação para o cinema, a protagonista esbanja camélias cheias de brilhantes, marca registrada das joias Chanel.


Os figurinos

Para a estilista Jacqueline Durran, que tem no currículo indicações ao Oscar de melhor figurino por 'Orgulho e Preconceito', 'Desejo e Reparação' e agora uma estatueta por 'Anna Karenina' (todos em parceria com o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley), os figurinos são muito mais do que as roupas bonitas que os atores estarão usando em cena.

Ela faz deles símbolos que expressam a personalidade e a trajetória de cada personagem. Um exemplo é o icônico vestido do baile em que Anna Karenina e o Conde Vronsky se conhecem: enquanto todas as moças estão usando tons pastel, Anna se mostra além da sociedade ao usar preto.

Na mesma noite, a jovem debutante Kitty aparece com um vestido branco com flores cor-de-rosa contrapondo a inocência da menina à ousadia de Anna — não à toa é para ela que se voltam os olhares do belo Vronsky. Quando o caso de Anna e Vronsky está prestes a começar, é de vermelho — a cor do desejo — que a protagonista se veste para ir ao baile.


As tendências

— Em 1870, seria impensável que uma mulher se vestisse com roupas masculinizadas, mas hoje os uniformes militares dos homens de 'Anna Karenina' — como Conde Vronsky e Alexei Karenin — também são inspiração para os ternos e sobretudos.

— No dia a dia, a sofisticação pode estar presente nos pequenos detalhes, como nos brilhantes bordados no sobretudo ou na camisete acinturada.

— As estolas de pelo estão presentes em todo o filme e são o primeiro ponto indicado nesta tendência, transformadas em detalhes das jaquetas e cardigãs, como nas criações que Jason Wu apresentou  na Semana  de Moda de Nova York.

— A Banana Republic se antecipou à estreia do filme e em outubro do ano passado lançou a coleção Anna Karenina, produzida em parceria com Jacqueline Durran. Elas são a mais perfeita transição entre os figurinos do filme de época e as tendências que eles deixaram para a moda atual.

— Os tons em vinho e vermelho marcam a ousadia da personagem e a moda. Ele é o tom perfeito principalmente no veludo, que era um dos tecidos principais nos vestidos russos do século 19.

— Até 1834, a moda feminina na Rússia era uma bagunça. Então o czar Nicolai 1º decretou regras para os vestidos, e as mulheres russas passaram a se destacar das outras aristocratas com a riqueza dos figurinos incrustados de brilhantes. Eles também estarão nos vestidos das mulheres de 2013, como os deste vestido de Salvatore Ferragamo, e nas sandálias, como nesta Francesca Black.

A NOTÍCIA
0 / Divulgação

keira knightley usa joias Chanel no filme 'Anna Karenina' de 2012
Foto:  0  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.