Notícias

Itapema FM  | 25/02/2013 07h01min

Artistas de Joinville ganham espaço em galerias do Sesc em SC

Juliano Jahn e Nilton Tirotti estão entre os quatro selecionados

Novos olhares sobre tempo, espaço, ambiente e relações sociais poderão ser contemplados durante o projeto "Espaços Visuais — Rede Sesc de Galerias", a partir do dia 14 de março, em Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Chapecó. Foram selecionados quatro projetos entre 30 propostas recebidas. Dois deles são dos artistas de Joinville Juliano Jahn e Nilton Tirotti, que também ministrarão oficinas relacionadas aos seus trabalhos ao longo da exposição.

"Orientações Magnéticas", do artista Juliano Jahn, permite uma interação entre o observador e a obra. Resultado de uma linha de pesquisa sobre orientações magnéticas, iniciada em 2010, o estudo transformou-se num espaço onde se instiga a busca e o encontro do apreciador. São dez bússolas dispostas sobre dez bases, espalhadas em um espaço que permitirá a circulação de pessoas.

— É uma exposição para se perder e se encontrar, em que cada um tem o livre arbítrio para escolher — ponderou.

A obra do artista será exposta nas galerias do Sesc de Jaraguá do Sul de 14 de março a 15 de abril e depois segue para São Bento do Sul, de 10 de setembro a 15 de outubro. Para completar a exposição, Juliano revela que irá ministrar uma oficina de 12 horas. A informação ainda não foi divulgada oficialmente, mas ele adianta que as vagas serão limitadas.

A oficina será prática, onde o primeiro momento é para conhecer os participantes, exibir suas produções e conversar sobre os artistas que também trabalham com orientação geográfica e magnética. Os alunos farão intervenções nas dependências do Sesc. Paralelo a exposição, atualmente o artista enfrenta um novo desafio: iniciou o curso de arquitetura e urbanismo na Univille.

Surpresa

A notícia de  aprovação para o projeto não teria sido recebida de maneira tão inusitada para o artista Nilton Tirotti, não fosse recebê-la durante um telefonema da equipe de reportagem de "Anexo". De um lado da linha, o convite para explicar sobre a exposição "O possível fragmento". Do outro, risos acalorados, confidenciando a emoção de receber a informação de primeira mão.

Entusiasta da videoarte, Tirotti irá compor a exposição da obra com cinco videoinstalações, que trarão ao público mais perguntas que respostas. O projeto nasceu sem intenção de exposição, fruto de um momento de reflexão interior. A introspecção do artista aguçou o sentido da observação, que lhe permitiu um novo olhar sobre o tempo, espaço e as relações sociais.

"O possível fragmento" foi construído sobre as questões "como em qual espaço vivemos?", "como dimensionar o tempo não contado, mas percebido?", "como perceber os diferentes sentidos nas relações sociais?". A ideia de utilizar o vídeo surgiu como uma possibilidade de transmitir a tradução deste mundo, como auxílio na obtenção de respostas. A obra, segundo ele, possui um conteúdo substancialmente questionador. "Transmito perguntas, mas não pretendo respondê-las", adiantou.

Agende-se:

"Intervalos", de Maria Salete Engels Werling
De 14 de março a 15 de abril, na galeria do Sesc Joinville.
De 1º a 30 outubro, na galeria do Sesc Chapecó.

"Orientações Magnéticas", de Juliano Jahn
De 14 de março a 15 de abril, na galeria do Sesc Jaraguá do Sul
De 10 de setembro a 15 de outubro, na galeria do Sesc São Bento do Sul

"A Paisagem Real", de Janaína Schvambach
De 1º a 30 de abril, na galeria do Sesc São Bento do Sul
De 15 de junho a 15 de julho, na galeria do Sesc Jaraguá do Sul

"Possível Fragmento", de TiroTTi
De 14 de março a 15de abril, na galeria do Sesc Chapecó
De 1º de novembro a 15 de dezembro, na Galeria do Sesc Joinville

A NOTÍCIA
Claudia Baartsch / Agencia RBS

Obra de Juliano Jahn, Orientações Magnéticas
Foto:  Claudia Baartsch  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.