Notícias

Itapema FM  | 19/02/2013 15h30min

Crítica: 'Django Livre' é um típico Tarantino numa paródia dos filmes de faroeste

Trilha sonora pop e doses imensas de humor e violência marcam a produção

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Imagine dar um rifle na mão de um escravo e dizer "vai lá, se vinga dos que te torturaram, recupere a sua dignidade". É isso que Tarantino faz em Django Livre, filme que arrebatou os muitos fãs do diretor. Django é um típico Tarantino. Com cenografia e figurino exagerado, trilha sonora pop e doses imensas de humor e violência, o filme faz uma paródia interessante das histórias de faroeste.

Tarantino parece ser um dos poucos diretores atuais que não têm pressa para contar uma ou várias histórias. Ele usa o tempo que for para chegar ao efeito cômico que deseja, criar suspense ou mostrar sangue se espalhando pela paisagem.

Com uma linda fotografia no filme, o diretor não economizou em personagens excepcionais. É o caso do Sheriff Bill Sharp (Don Stroud), que faz uma aparição deliciosa para durar menos de um minuto na tela. Jamie Foxx como Django e Christoph Waltz como Dr. King Schultz formam uma dupla de protagonistas incrível. É um daqueles casos em que os mocinhos também têm seu lado de vilão, mas o público gosta deles mesmo assim. Leonardo DiCaprio também está muito bem como o vilão Calvin Candie, um sádico, como não podia faltar num Tarantino.

O filme foi um pouco esnobado pelo Oscar. Foxx merecia concorrer a Melhor Ator e uma indicação a Melhor Filme seria justa, assim como a Melhor Diretor.

Apesar disso, a produção já ganhou muitos prêmios em outros festivais. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante. Venceu nessas mesmas categorias no BAFTA (Oscar Britânico).  

Tarantino já declarou que enxerga o filme como parte de uma trilogia que reescreve a história e que começou com Bastardos Inglórios. Depois de reescrever o nazismo e a escravidão nos Estados Unidos, resta esperar para ver o que ele nos reserva para a parte final da trilogia.

DIÁRIO CATARINENSE
Sony Pictures / Divulgação

Christoph Waltz e Jamie Foxx formam uma dupla de protagonistas incrível
Foto:  Sony Pictures  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.