Notícias

Itapema FM  | 13/02/2013 19h42min

Courtney Love e Michael Stipe regravam música sobre o Rio Grande do Sul em projeto de Johnny Depp

Canção antiga de marinheiros, "Rio Grande" fala sobre a costa do Estado

Atualizada em 14/02/2013 às 13h22min

No dia 19 de fevereiro, será lançado nos EUA o disco Son of Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys. A coletânea é um projeto do ator Johnny Depp que une gravações de artistas como Nick Cave, Tom Waits e Frank Zappa interpretando canções de marinheiros. Dentre as 36 faixas, se destaca Rio Grande, regravada pelo vocalista do R.E.M. Michael Stipe e Courtney Love, cantora do Hole e ex-mulher de Kurt Cobain. O motivo: a letra fala sobre marujos que deixam sua cidade em direação a Rio Grande. Registros históricos mostram que a música é provavelmente uma homenagem ao litoral gaúcho e versa sobre a chegada de marinheiros ingleses ao porto de Rio Grande, no sul do Estado.

Segundo o historiador Voltaire Schilling, a possibilidade é plausível, já que o porto gaúcho era destino recorrente de barcos europeus no século 18. Ele diz que a cidade litorânea era útil por ser próxima a pontos como Buenos Aires, Montevidéu e cidades brasileiras mais ao norte.

– Principalmente depois da abertura dos portos, em 1808, a navegação inglesa era muito intensa em direação à Argentina. Nessas vindas, é bastante possível que eles parassem em Rio Grande na volta ou na ida, para carregar produtos do Rio Grande do Sul, provavelmente couro.

Por ser uma canção popular antiga, há diversas versões para a composição, com algumas variações entre a letra. Em uma delas, a "costa dourada de Rio Grande" é saudade. Publicações especializadas em músicas de marinheiros indicam que Rio Grande é, realmente, uma homenagem à cidade gaúcha. Em American Sea Songs and Shanties, obra editada por Duncam Emrich e arquivada na Biblioteca do Congresso norte-americano, o estado é citado textualmente. Segundo a obra, "Rio Grande era cantada enquanto os homens estavam retirando as âncoras antes de uma viagem ao exterior. O Rio Grande referido não é o rio que passa pelo México e pelo Texas, mas o porto no Rio Grande do Sul, um dos preferidos dos navegadores".

No livro Shantymen & Shantyboys: Songs of the Sailor and Lumberman, o autor William M. Doerfinger afirma que a canção era cantada por navegadores de todo o mundo, mas era entoada principalmente em embarcações que vinham ao Brasil fazer comércio com São Paulo através de Rio Grande. "Era um lugar bonito e os marinheiros costumavam amá-lo", ele escreve. Outro livro, Folk Songs of Old New England, de Elois Hubbard Linscott, levanta a possibilidade de o termo se referir ao rio que acompanha a fronteira entre Estados Unidos e México. Sem citar qualquer cidade como motivo da homenagem, escreve que a canção "data da época da guerra entre México e Estados Unidos, quando navios ianques navegavam por todos os mares, muitos deles se aventurando a carregar contrabandos".

Son of Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys tem produção executiva de Johnny Depp e Gore Verbinski (diretor de Piratas do Caribe, entre outros) e é uma compilação de dois discos que dá sequência a Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs and Chanteys, disco com o mesmo conceito, lançado em 2006. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Confira a regravação de Rio Grande cantada por Michael Stipe e Courtney Love:



** Esclarecimento: Frank Zappa (1940 - 1993) participa da coletânea com a gravação Handsome Cabin Boy, datada da década de 1960.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.