Notícias

Itapema FM  | 18/01/2013 14h07min

Mirando em público jovem, Hollywood recicla fábulas tradicionais

Contos populares em versão para adolescentes são a nova aposta do momento no cinema de aventura

É a mesma velha história, mas sempre tem um jeito diferente de contá-la. Essa é uma das regras pétreas do cinema, e de Hollywood em particular, nos tempos de secura de ideias originais. Está a caminho uma nova safra de adaptações de fábulas infantis temperadas com ingredientes para seduzir uma plateia jovem mais crescida e que há muito não se empolga mais com princesas cantoras e bruxas com verrugas no nariz.

Embora a versão de 1946 para A Bela e A Fera, realizada por Jean Cocteau, seja um clássico do cinema, é o desenho animado lançado em 1991 pela Disney que permanece no imaginário popular. O sucesso de muitas aventuras adaptadas da literatura fantástica (de Harry Potter à saga Crepúsculo) inspira os produtores a tirar de fábulas e contos ancentrais o verniz edulcorado colocado pela Disney e pelas revisões politicamente corretas. A ideia é devolver a essas histórias os elementos de horror, ação, erotismo e violência que apresentavam em suas versões da tradição oral posteriormente compilados por autores como Charles Perrault e os irmãos Grimm.

Não há nenhuma novidade nisso. Em 1984, por exemplo, Neil Jordan apresentou uma revisão mais picante de Chapeuzinho Vermelho, em A Companhia dos Lobos – em 2009, Jordan fez outra investida autoral no gênero com Ondine, trama fantástica com elementos do folclore celta que remetem à história de A Pequena Sereia. Mas pode-se estabelecer como novo marco dessa recente revisão, que passou por Os Irmãos Grimm (2005), de Terry Gilliam, títulos como Alice no País das Maravilhas (2010), de Tim Burton, sucesso que faturou US$ 1 bilhão nas bilheterias.

De lá pra cá, Chapeuzinho Vermelho se deu mal com o ruim A Garota da Capa Vermelha, Branca de Neve se saiu um pouco melhor aparecendo duas vezes, em Branca de Neve e o Caçador e Espelho, Espelho Meu, e Bela passou batida porque ninguém viu A Fera, suspense romântico decalcado de A Bela e A Fera.

Na próxima sexta-feira, tem início a nova safra de contos da carochinha turbinados para os novos tempos (veja na lista abaixo), com João e Maria – Caçadores de Bruxas. Os irmãozinhos que escaparam de ser papados pela velha feiticeira ressurgem como vigilantes armados da floresta. Em março, é a vez de Jack – O Matador de Gigantes, releitura de João e o Pé de Feijão.

O time das princesas 2.0 entrará em campo com a Bela Adormecida, com Elle Fanning, no papel de Aurora, e Angelina Jolie, como a vilã, em Malévola (pelo título se percebe quem será a protagonista); Branca de Neve, outra vez vivida por Kristen Stewart, em Branca de Neve e o Caçador 2; Bela, papel de Emma Watson em nova tentativa com A Bela e A Fera, e Ariel, ainda sem protagonista conhecida para A Pequena Sereia.

Na onda dos prólogos para histórias conhecidas, está Oz – Mágico e Poderoso,que se passa antes do enredo consagrado de O Mágico de Oz. Mas versão radical mesmo é a anunciada por Pan, na qual o herói Peter Pan vira um sequestrador de crianças, e o Capitão Gancho, veja só, posa de mocinho que persegue o malfeitor.

FÁBULAS NAS TELAS

João e Maria – Caçadores de Bruxas
Os irmãos do conto clássico dos irmãos Grimm cresceram e agora posam de vigilantes da floresta. De Tommy Wirkola. Com Jeremy Renner e Gemma Arterton. Estreia no Brasil: 25 de janeiro.

Jack – O Matador de Gigantes
A fábula João e o Pé de Feijão ressurge na aventura de um camponês (Nicholas Hout) que abre um portal para um mundo de gigantes em guerra. De Bryan Singer. Estreia no Brasil: 29 de março.

Oz – Mágico e Poderoso
Prólogo para O Mágico de Oz, conto infantil de L. Frank Baum, traz a história de como o mágico (James Franco) chegou ao reino que seria visitado pela menina Dorothy. Estreia no Brasil: 8 de março.

Malévola
A fábula da Bela Adormecida (Elle Fanning) contada pelo ponto de vista da bruxa má (Angelina Jolie). De Robert Stromberg. Estreia nos EUA: 14 de março. 

Branca de Neve e o Caçador 2
Continuação das aventuras da ancestral heroína (Kristen Stewart), agora dividindo o papel de protagonista com o caçador (Chris Hemsworth). De Rupert Sanders. Em produção. 

Pan
Subversão do personagem de J. M. Barrie: o herói aqui é o Capitão Gancho (Aaron Eckhart), que posa de detetive caçando Peter Pan, um criminoso. De Ben Hibon. Sem previsão de estreia.

A Bela e a Fera
Emma Watson (a Hermione de Harry Potter) será a Bela na adaptação a ser realizada por Guillermo del Toro. 

A Pequena Sereia
Versão para grandinhos da fábula de Hans Christian Andersen. A protagonista ainda não foi anunciada. De Joe Wright.

>>> Leia mais: séries de TV e quadrinhos também buscam inspiração nas fábulas

Daniel Badra / warner

Nicholas Hout em cena de 'Jack: o Matador de Gigantes'
Foto:  Daniel Badra  /  warner


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.