Notícias

Itapema FM  | 16/01/2013 10h04min

Filme brasileiro mais aclamado do momento, 'O Som ao Redor' é premiado em Nova York

Longa de Kleber Mendonça Filho recebeu Prêmio Cinema Tropical. Distinção foi entregue na sede do jornal The New York Times

Uma das produções nacionais mais aclamadas dos últimos anos, o longa "O Som ao Redor", do diretor Kleber Mendonça Filho, foi escolhido o melhor filme latino-americano da terceira edição do Prêmio Cinema Tropical. A distinção foi entregue na sede do jornal "The New York Times" na terça-feira (15).

Entre os concorrentes a melhor filme de ficção estavam o brasileiro "Heleno", de José Henrique Fonseca; o chileno "Verão", de José Luis Torres, o argentino "O Estudante", de Santiago Mitre e o mexicano "Os Últimos Cristeiros", de Matías Meyer.

O longa de Mendonça Filho ainda foi indicado por melhor diretor de ficção, categoria vencida por Matías Meyer, e também por melhor estreia, na qual "O Estudante" foi premiado. No total, 16 filmes do Brasil, Argentina, México, Equador e Chile disputavam em categorias como melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor diretor de ficção, melhor diretor de documentário e melhor estreia.

Leia mais:
::: Filme brasileiro badalado do momento, "O Som ao Redor" chega ao Sul

::: Diretor de "O Som ao Redor" vibra com primeiros resultados do filme

::: Cineasta Gustavo Jahn fala sobre desafio de atuar em "O Som ao Redor"

"O Som ao Redor" começou a gerar burburinho no ano passado, quando entrou para o circuitos nacionais e internacionais de festivais. No Festival de Roterdã, na Holanda, levou o prêmio de crítica, concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Passou pelo Festival do Rio e pela Mostra Internacional de São Paulo, até arrebatar os Kikitos de melhor direção e som no Festival de Cinema de Gramado. 

A produção também foi um dos 10 melhores filmes de 2012 segundo seleção do jornal "The New York Times", na mesma lista em que figuram concorrentes ao Oscar como "Amor", de Michael Haneke, "Django Livre", de Quentin Tarantino e Lincoln, de Steven Spielberg.

O filme mostra o cotidiano de um bairro de classe média do Recife onde os moradores aceitam a proteção de uma milícia, comandada por Clodoaldo. A velha oigarquia pernambucana ganha representação na figura de Seu Francisco, cuja família domina a posse de propriedades da região. Imagens poderosas sintetizam a estratificação social que ainda é presente no Brasil.

A estreia nos cinemas da Capital está prevista  para este final de semana.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.