Notícias

Itapema FM  | 14/01/2013 01h37min

'Argo' e 'Os Miseráveis' são os grandes vencedores do Globo de Ouro 2013

Veja a lista de todos os vencedores na cerimônia que antecede o Oscar

Atualizada às 14h21min

Nada de Lincoln. Nem Django Livre ou As Aventuras de Pi. Na primeira premiação prévia do Oscar, o Globo de Ouro, entregue na noite de domingo, os principais vencedores foram Argo e Os Miseráveis.

Mas não se pode dizer que ambos, especialmente Argo, vencedor nas categorias direção e melhor filme dramático (Os Miseráveis venceu entre os musicais e as comédias; veja lista ao lado), despontam como favoritos para a premiação do dia 24 de fevereiro. Para tanto, convém esperar as premiações dos sindicatos de diretores, atores, roteiristas e produtores, que nos últimos anos têm se revelado termômetros mais eficientes do Oscar.

Lincoln, o recordista de indicações no principal prêmio da indústria, ficou com apenas um Globo de Ouro, o de melhor ator, para Daniel Day-Lewis. A performance do filme de Steven Spielberg decepcionou, mas não foi de todo surpreendente. Isso porque o Globo de Ouro é entregue pelos críticos estrangeiros de Hollywood, para quem a figura do ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln tem representatividade menor, na comparação com a Academia propriamente dita, formada em sua maioria por norte-americanos.

– Vocês têm certeza de que há lugar para outro ex-presidente neste palco? – brincou Day-Lewis em seu discurso, fazendo referência à participação de Bill Clinton na cerimônia.

Jovens talentos como Jessica Chastain (melhor atriz dramática por A Hora Mais Escura) e Jennifer Lawrence (melhor atriz de musical ou comédia por O Lado Bom da Vida) foram destaques da cerimônia. Quem, no entanto, saiu como o grande vencedor foi Ben Affleck. Com um filme de ação (Argo é seu terceiro longa na direção), Affleck conquistou um dos mais prestigiosos prêmios de Hollywood, batendo os gigantes Spielberg, Quentin Tarantino e Ang Lee, além de Kathryn Bigelow – diretora de A Hora Mais Escura, que fora consagrada com Guerra ao Terror (2009) e agora assina o longa mais polêmico da temporada, retratando a caçada a Osama Bin Laden com cenas de tortura que teriam sido praticadas por agentes do governo americano e que foram desmentidas pela CIA.

Um momento curioso da premiação coube a Jodie Foster. Homenageada com um prêmio pelo conjunto de sua carreira, ela mencionou publicamente sua homossexualidade, provocando comoção entre seus colegas.

– Tenho a urgente necessidade de dizer algo que nunca fui capaz de dizer em público: sou solteira – afirmou, para em seguida arrematar: – Espero que não estejam decepcionados por não ouvirem um discurso de "saída do armário", porque já saí do armário há mil anos!


>>> GALERIA: veja as celebridades que desfilaram no tapete vermelho

A cantora Adele venceu o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, com a música Skyfall, da trilha sonora do filme 007 — Operação Skyfall.


O elenco de "Os Miseráveis" posou junto no tapete vermelho: Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Anne Hathaway e Hugh Jackman. Foto: Kevin Winter, AFP


O Globo de Ouro é organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.


Adele foi premiada pela música Skyfall, tema do novo filme do 007.
Foto: Robyn Beck, AFP


Os premiados no Globo de Ouro 2013:

Melhor filme - Drama: Argo
Melhor filme - Musical ou Comédia: Os Miseráveis
Melhor Ator - Drama: Daniel Day-Lewis, por Lincoln
Melhor Atriz - Drama: Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura
Melhor Ator - Musical ou Comédia: Hugh Jackman, por Os Miseráveis
Melhor Atriz - Musical ou Comédia: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, por Django Livre
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, por Os Miseráveis
Melhor Diretor: Ben Affleck, por Argo
Melhor Roteiro: "Django Livre", de Quentin Tarantino
Canção Original: Skyfall - Adele, Paul Epworth (007 — Operação Skyfall)
Trilha-Sonora Original: As Aventuras de Pi, de Mychael Danna
Filme de Animação: Valente
Filme Estrangeiro: Amor (Áustria)

SEGUNDO CADERNO
Robyn Beck / AFP

O diretor de "Argo", Ben Affleck, posa com o produtor Grant Heslov e o ator George Clooney
Foto:  Robyn Beck  /  AFP


Notícias Relacionadas

14/01/2013 10h31min
'Girls' e 'Homeland' dominam prêmios entre seriados no Globo de Ouro
11/01/2013 14h43min
Globo de Ouro inicia a temporada de prêmios no cinema e TV
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.