Itapema FM | 30/12/2012 19h21min
A cobertura da passagem de Sharon Stone por Santa Catarina neste ano dividiu a opinião dos leitores do Diário Catarinense. Todos os dias chegavam, pelas redes sociais e pelo site diario.com, comentários negativos sobre as notícias publicadas sobre a atriz. No entanto, essas mesmas notícias estavam entre as mais lidas do site. Se para algumas pessoas é um prazer acompanhar a rotina dos famosos, para outros, causa indignação.
Nos dois casos, a leitura de Breve História da Celebridade, do britânico Fred Inglis, tem muito a acrescentar. m um texto leve, Inglis traça a história da invenção do conceito de celebridade e explora os motivos que fazem com que as estrelas sejam relevantes em nossa sociedade. Para ele, as celebridades passaram a existir com a urbanização e a junção de fatores como o surgimento das indústrias da moda e do lazer, incluindo teatro, música, cinema, televisão e até mesmo o turismo.
Londres foi pioneira tanto na urbanização quanto em destacar estrelas para as pessoas observarem. Essas pessoas de destaque simbolizam os valores das sociedades, o que deve ser cultivado e o que não tem valia. Mas ao mesmo tempo em que são admiradas, elas têm sua moral destruída em constantes escândalos.
Para Inglis, os atores perceberam essa função há muito tempo e compreendem que a destruição de sua reputação é paga em espécie. Modelo de certo e errado ao mesmo tempo, ambiguidade é a marca das celebridades.
Marilyn Monroe, por exemplo, projetava uma sensualidade desconcertante e ao mesmo tempo tristeza e ingenuidade. Inglis define as estrelas como adesivos que unem as pessoas e ajudam a manter a coesão social e os valores comuns num momento em que a as esferas da política, sociedade civil e vida doméstica estão cada vez mais fragmentadas.
É para isso que elas exibem em público valores do âmbito privado e se conservam ao mesmo tempo próximas e distantes do público: a ambiguidade é o segredo de sua aura sobrenatural. Mas o autor não se contenta em explicar a história do fenômeno. Para Inglis a questão é: o que valemos para nós mesmos se prestamos tanta atenção a celebridades?
Livro:
Breve História da Celebridade
Fred Inglis
Versal Editores
334 páginas
Preço médio: R$ 53
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.