Notícias

Itapema FM  | 20/12/2012 08h01min

Coletiva 'Conjunto/Detalhe' reúne produções de oito artistas de Joinville

Exposição de arte contemporânea abre nesta quinta-feira

A produção artística que costuma esmorecer em fins de ano segue a todo o vapor na Aaplaj (Associação de Artistas Plásticos de Joinville), com o lançamento de uma nova exposição. As obras abertas ao público na noite desta quinta-feira são produtos do processo de oficinas, encontros e conversas que integram o Circuito Catarinense, projeto patrocinado por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

A segunda edição da iniciativa apresenta produções de oito artistas associados à entidade, que, primeiramente, têm como casa a própria sede da associação, depois seguem em itinerância. O olhar contemporâneo é orientado por Gleber Pieniz, jornalista e crítico de arte.

Em sua primeira experiência curatorial, Gleber deu início aos encontros com 15 artistas da Aaplaj em abril. O grupo ganhou um recorte a partir da maturidade conceitual dos participantes e resultou na coletiva "Conjunto/Detalhe", composta por vídeo, objetos, trabalhos de técnica mista e instalações.

A exposição conta com artistas presentes na edição deste ano da Coletiva de Artistas de Joinville — Sonia Rosa, Juliano Jahn e Renato Veiga — e outros estreantes no cenário artístico da cidade, como Juliana Georg Bender, que mora em Joinville há apenas três anos.

— Procurei no grupo os artistas mais completos possível — afirma o curador. Dois dos critérios da coletiva foram a relação dinâmica com o público e arquivo dos artistas.

Gleber se preocupou em não interferir na criação das obras, desenvolvidas a partir do universo narrativo de cada artista, mas em amarrar e instigar as propostas. No texto de apresentação da exposição, ele cita duas realidades percebidas na associação ao longo do projeto: a dos artistas atentos à tradição e presos às técnicas, e outro "tolerante às contradições da sensibilidade e consciente da arte não como atividade criadora de resultados específicos, mas como processo e pesquisa constantes".

O percurso do projeto é muito semelhante à tradicional Coletiva de Artista de Joinville — os inscritos passaram por análises do currículo e da trajetória artística, entrevistas e visitas ao ateliê. No entanto, o curador aponta diferenças de proporções, tanto na parte estrutural como institucional. A Coletiva, em seu 42º ano, é gerida pelo Museu de Arte (MAJ).

Após um período de visitação de dois meses, "Conjunto/Detalhe" circulará por cinco cidades catarinenses. A primeira, em março de 2013, será em Mafra, na Universidade do Contestado. Ao longo do ano, Rio Negrinho, Timbó, São Bento do Sul e Florianópolis também devem receber as obras.

A primeira edição do Circuito Catarinense foi realizada entre 2009 e 2010, com curadoria de Jairo Schmidt. Os trabalhos passaram por Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis.

O QUÊ: abertura da exposição coletiva "Conjunto/Detalhe".
QUANDO: quinta-feira, às 20 horas. Visitas até 28 de fevereiro de 2013, de terça a sábado, das 14 às 17 horas.
ONDE: Galpão da Aaplaj, na Cidadela Cultural Antarctica. Rua 15 de Novembro, 1.383, América, Joinville.
QUANTO: entrada gratuita.

A NOTÍCIA
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Depois da Aaplaj, obras circularão por cinco cidades
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.