Notícias

Itapema FM  | 12/12/2012 15h02min

Grupo de Joinville lança no Facebook vídeo inspirado em carta de Cruz e Sousa

Experimentação artística da Cia. Joinvilense de Teatro une teatro, música e dança em vídeo

'Estou cheio de saudades por ti. Não podes imaginar, filhinha do meu coração, como acho grandes as horas, os dias, a semana toda'. A declaração é um trecho com as primeiras palavras de uma carta do poeta catarinense Cruz e Sousa para sua amada Gavita, escrita em março de 1892.

Depois de 130 anos, o registro vira um trabalho audiovisual em uma experimentação artística realizada pela Cia. Joinvilense de Teatro e o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar). O vídeo "Uma escada para João (da Cruz e Sousa)" será lançado nesta quinta-feira, às 15 horas, no Facebook do Impar.

O trabalho gira em torno da carta de Cruz e Sousa, cujo primeiro nome era João, para a namorada com quem se encontrava apenas aos sábados.

—Tive acesso a um livro com cartas dele para Gavita. Elas são super cheias de amor e escrita com a cara de Cruz e Sousa, uma obra literária—, conta Robson Benta, ator do vídeo.

Todo o trabalho, de aproximadamente cinco minutos de duração, se passa na escadaria e no corredor do Centro Cultural Deutsche Schule. Os degraus da escada de madeira são o suporte para a experimentação, que une teatro, música, dança e vídeo.

Apaixonado pelo poeta catarinense, Robson já viveu Cruz e Sousa em dois curtas e também montou espetáculos sobre ele. Em "Uma Escada para João (da Cruz e Sousa)", o ator aparece no vídeo ao ler, pensar e também escrever a carta do poeta.

—A gente brinca com ele chegando em casa e pensando nesse sábado que não chega—, explica.

Além dele, o bailarino Amarildo Cassiano e o músico Cláudio Moraes também aparecem na experimentação, que é gravada pelo cinegrafista Hilton Maurente.
O objetivo do trabalho contemplado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) é contar um pouco mais sobre o poeta, além de mostrar ao público que é possível misturar as artes.

—Ficou um trabalho muito bonito. Tenho certeza que as pessoas vão curtir. Usamos imagens para provocar e brincar com o espectador, para que ele possa imaginar o que está envolvido no nosso pensamento.


A carta

Minha adorada Gavita,

Estou cheio de saudades por ti. Não podes imaginar, filhinha do meu coração, como acho grandes as horas, os dias, a semana toda. O sábado, esse sábado que eu tanto amo, como custa tanto a vir. Ah! Como se demora o sábado. E tu, minha boa flor da minh'alma, que és o meu cuidado, a minha felicidade, o meu orgulho, a minha vida, não sabes como eu penso em ti, como eu te quero bem e te desejo feliz.

Tu, Gavita, não me conheces ainda bem, não sabes que amor eterno eu tenho no coração por ti, como eu adoro os teus olhos que me dão alegria, as tuas graças de mulher nova, de moça carinhosa e amiga de sua boa mãe.

Quanto mais te vejo mais te desejo ver, olhar muito, reparar bem no teu rosto, nos teus modos, nos teus movimentos, nas tuas palavras, nos teus olhos e na tua voz, para sentir bem se tu és firme, fiel, se me tens verdadeira estima, verdadeira amizade bem do fundo do teu coração virgem, bem do fundo do teu sangue.

Por minha parte sempre te quererei muito bem e nada haverá no mundo que me separe de ti, minha filhinha adorada.

Se o juramento que me fizeste dentro da igreja é sagrado e se pensas nele com amor, eu creio em ti para sempre, em ti que és hoje a maior alegria da minha vida, a única felicidade que me consola e que me abre os braços com carinho.

Estar junto de ti, eu, que nunca dei meu coração assim a ninguém, tão apaixonadamente, como te dei a ti, é para mim ser muito feliz. Quando estou a teu lado, Gavita, esqueço-me de tudo, das ingratidões, das maldades e só sinto que os teus olhos me fazem morrer de prazer.

Adeus! Aceita um beijo muito grande na boca e vem que eu espero por ti no sábado, como um louco.

Teu

Crus

(Escrita em 31 de março de 1892 e publicada em 1993, no livro "Cartas de Cruz e Sousa", de Zahidé Lupinacci Muzart)

A NOTÍCIA
hilton maurente / Divulgação

Apaixonado pelo poeta, Robson Benta aparece no vídeo ao ler, pensar e também escrever a carta
Foto:  hilton maurente  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.