Notícias

 | 01/12/2012 07h01min

Mostra Cinema e Direitos Humanos tem exibição gratuita de 36 filmes, na Capital

Evento, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos, ocorre em todas as capitais brasileiras

Com produções inéditas e recentes ao lado de filmes consagrados, a programação da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina passa por Florianópolis, entre os dias 3 e 8 de dezembro, para exibir gratuitamente 36 documentários e ficções de curta, média e longa-metragem. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Direitos Humanos em todas as capitais brasileiras, até o dia 20 de dezembro.

Os filmes têm data de lançamento entre 1984 e 2012, e abordam questões relacionadas aos direitos das populações, buscando ampliar o diálogo com as diversas culturas e grupos da América Latina. O objetivo da mostra é usar o audiovisual para despertar o interesse e envolver o público em discussões importantes.

— A contribuição está justamente no fato de ser cinema. São temas mais pesados, difíceis de abordar, e a sétima arte é escolhida como forma de discuti-los. Muitas pessoas saem das sessões comentando que gostaram do filme e só depois percebem que, na verdade, estavam diante de uma discussão sobre direitos humanos — explica a produtora nacional da mostra, Etienne Yamamoto.

Na edição deste ano, a curadoria buscou contemplar o maior número possível de direitos humanos, com destaque para o direito à memória e verdade, combate à tortura e direito da população em situação de rua. Também estão presentes na mostra pelo menos quatro filmes que abordam temáticas diretamente relacionadas às populações indígenas.

Para o diretor Sergio Andrade, do curta de ficção Cachoeira, que aborda o suicídio coletivo e o uso de drogas por uma tribo de índios brasileiros, o filme é uma forma de tratar um assunto complexo por meio de uma linguagem alegórica.

— Trata-se de uma observação da realidade, que não é só de indígenas exóticos passeando de canoa. O curta acaba sendo uma espécie de caldeirão cultural, que dialoga de múltiplas formas — diz Andrade.

A maior parte das produções da mostra são brasileiras: 28 filmes ao todo, dos quais três têm direção do documentarista Eduardo Coutinho, cineasta homenageado desta edição. Os demais filmes vêm da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, além de duas coproduções latinoamericanas.

Agende-se
O quê: 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Quando: de 3 a 8 de dezembro, com sessões em horários variados
Onde: Auditório CESUSC (Rod. SC-401, Km 10 - Trevo Sto. Antônio de Lisboa, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Programação completa e mais informações em www.cinedireitoshumanos.org.br

divulgação / Divulgação

Elvis & Madona: filme de Marcelo Laffitte discute questões de gênero e possibilidades para o amor
Foto:  divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.