Notícias

Itapema FM  | 27/11/2012 12h26min

Tecnologia de 48 quadros por segundo chega ao Brasil com a estreia de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada"

A nova tecnologia aproxima o cinema da capacidade do olho humano

Com a esperada estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada se aproximando, muitos fãs de cinema e da franquia O Senhor dos Anéis estão correndo para descobrir quais salas vão contar com a tecnologia de 48 quadros por segundo, com que o filme foi gravado. Este é o primeiro filme com o recurso a estrear no Brasil, e até agora apenas duas empresas confirmaram que vão exibir cópias neste formato: UCI e Cinemark, em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Curitiba e Recife. Nos Estados Unidos, cerca de 400 salas estão prontas para receber a nova tecnologia - no resto do mundo, são apenas 500, no total.

Também chamado de High Frame Rate 3D (HFR 3D), o recurso exibe o dobro de quadros por segundo do que o formato usado atualmente - desta forma, as imagens são exibidas em uma velocidade que se aproxima daquela com que o próprio olho humano consegue absorver as informações. Especialistas avisam que, em um primeiro momento, a tecnologia pode causar estranhamento.

Os 48 quadros por segundo também devem estar nos dois outros filmes da trilogia O Hobbit, previstos para estrear em 2013 e 2014. Segundo o The Hollywood Reporter, não é apenas o diretor Peter Jackson que está adotando o novo formato: James Cameron, que em 2009 revolucionou o cinema 3D ao lançar Avatar, planeja usar o HFR 3D nas sequências do filme.

ITAPEMA FM
Divulgação / Divulgação

O primeiro filme da trilogia "O Hobbit" estreia no Brasil em 14 de dezembro
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.