Notícias

Itapema FM  | 14/11/2012 06h12min

Casa em que nasceu o artista Victor Meirelles completa 60 anos como museu

Viagem em Torno do Museu: 60 Anos de Museu Victor Meirelles é o nome da mostra comemorativa

Patrimônio histórico desde 1950, a casa onde o artista catarinense Victor Meirelles nasceu sedia o museu homônimo há 60 anos. Curiosidades do acervo e da edificação serão apresentadas no local a partir de quarta-feira.

Viagem em Torno do Museu: 60 Anos de Museu Victor Meirelles é dividida nos módulos 1, 2, 3 e 4. Localizado no Centro da Capital, o museu apresenta obras pertencentes ao acervo, com destaque para aquelas que integram o chamado núcleo inicial. Ou seja, as primeiras obras do museu, como a Vue de L’ile Sainte Catherine, do francês Gaspard Duché de Vancy, que registou a imagem em 1785, quando veio ao Estado com as fragatas Astrolabe e Boussole. 

- Esta imagem é uma das fundadoras do imaginário da cidade, e por isso, abre a mostra - contou o curador do museu, Fernando Boppré.

A exposição vai ocupar as salas de exposições temporárias e a de longa duração. Pensada em abordar também a formação do museu, considerado patrimônio histórico nacional desde a década de 1950, a exposição ocupa o sobrado luso-brasileiro da virada do século 18 para o 19, que também é tema da mostra.

A exposição, organizada para remontar uma viagem no século 18, começa pelo Plano de Viagem. A cada expedição de Victor, cabia recolher visões científicas, sendo que muitas delas, acabaram constituindo um incrível imaginário em torno das Visões do Novo Mundo - nome do Módulo 2 -, tal era a riqueza de detalhes que os escritos e desenhos transmitiam a partir dos Diários de Bordo - Módulo 4 - que eram os registros feitos pelos próprios viajantes.

As trocas e os escambos também fizeram parte da história viajante do catarinense. Conhecendo o Módulo 3 da exposição, nota-se que não era possível atravessar o mundo a bordo de embarcações sem essas trocas. Victor Meirelles, além de viajante, morou na Europa durante os estudos acadêmicos (1853-1861) e, depois, já como artista consagrado do Império, esteve envolvido em outras viagens para executar as suas obras retratando batalhas, como Guararapes, em Pernambuco, e Humaitá e Riachuelo, no Paraguai.
O museu, que neste ano celebrou os 180 anos de nascimento do artista com uma exposição, é um espaço em grande atividade. 

- Com cursos de desenho, foto, pintura e história da arte, a ideia é fazer as pessoas entenderem o que o próprio local expõe, as ensinando o mínimo sobre arte - afirma Boppré.

Agende-se
O quê:
mostra Viagem em Torno do Museu: 60 anos de Museu Victor Meirelles
Quando: quarta-feira, a partir das 19h, até 17 de fevereiro de 2013
Onde: Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
reprodução / Divulgação

Vue de L'ile Sainte Catherine, do francês Gaspard Duché de Vancy
Foto:  reprodução  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.