Notícias

Itapema FM  | 12/11/2012 16h34min

DVD traz documentário sobre Portinari, um dos maiores artistas plásticos brasileiros

Pintor, ilustrador e muralista, que é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes e influentes

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Para ver o melhor da arte brasileira do século XX, uma das soluções mais interessantes é ir para a Argentina. É lá, no Museu de Arte Latino-americana (Malba) que estão grandes obras de Ligia Clark, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Os quadros mais significativos de Cândido Portinari, assim como os de seus colegas modernistas, também estão espalhados pelo mundo. Uma de suas obras mais importantes, os painéis Guerra e Paz, estão na sede da ONU, em Nova Iorque.

O lançamento do DVD "Portinari do Brasil" é uma opção para conhecer e apreciar a obra do pintor, ilustrador e muralista, que é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes e influentes entre os brasileiros.



O DVD, que será distribuído gratuitamente para universidades, bibliotecas, colégios e instituições, corria o risco de depender demais do texto e se tornar algo para ouvir, mas não é. O objetivo é ver, e tudo no vídeo gira em torna da imensidão de imagens. São telas, desenhos, ilustrações, fotos e vídeos de época de Portinari e sua terra natal, Brodósqui, no interior de São Paulo, que recheiam o documentário com as lindas mãos e pés, característica que marca a obra do pintor, junto com paisagens da época em que o café era a riqueza da nação. 

Realizado com patrocínio de empresas privadas e estatais e apoio do Projeto Portinari, coordenado pelo filho do artista plástico o projeto é parte da série "Os Grandes Brasileiros". O DVD mostra uma pesquisa extensa, com imagens da infância do pintor e textos saborosos retirados de suas memórias. Dessa forma, o material recupera não só o pintor, mas o homem sensível e poético, que confessa paixões de infância e relembra a passagem do circo pela cidade.


A narração em primeira pessoa dá ao espectador a sensação de um contato próximo com Portinari, como se ele mesmo falasse sobre sua poética e sua vida a um grande amigo e nos fosse dado acesso a essa conversa. Através narração do ator Herson Capri, ouvimos Portinari confessar:

— Minha infância embebeu-se de miragens, impregnou-se de melancolias ou sonhos. Sabe por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar feito anjos.

O DVD abre o leque de qualidades de Portinari mostrando não só seus quadros, mas as lindas ilustrações feitas para o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e seus desenhos ilustrando episódios inusitados da história brasileira, como a do alemão Hans Staden que quase foi comido pelos tupinambá no século 16.



O texto segue pelo viés autobiográfico e nos dá um insight da busca do pintor pelo seu próprio estilo, depois de voltar de sua temporada de estudos na Europa, e pela decisão de não ser apenas um retratista, mas um pintor de todos os tipos de quadros. As fotos de família e vídeo de época com banda tocando no coreto da praça convidam ao mesmo passeio no tempo que os quadros de Portinari: é um convite ao Brasil caipira, que é como o pintor confessa se sentir.

O caipira de Brodósqui se tornou peça chave do modernismo brasileiro, amigo de uma infinidade de talentos como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Oscar Niemeyer, Cecília meireles e Heitor Villa-Lobos

— Foi uma geração maravilhosa que pela primeira vez pensou o brasil olhando para dentro — declara no vídeo o filho de Portinari, João Cândido.

Portinari acreditava que o artista brasileiro deve trabalhar para o povo. 

— Nossos artistas precisam deixar suas torres de marfim, devem exercer forte ação social. Não existe nenhuma grande arte que não tenha ligação com o povo, arte é comunicação — declama Herson Capri.

Em tempos em que a arte contemporânea tem o hermetismo como uma de suas principais características, o artista plástico Israel Pedrosa, que foi aluno de Portinari desvenda o segredo do sucesso de seu mestre ao declarar que os temas, que podiam ser tidos como uma abordagem pobre, de crítica social, aparece como um dado artístico, humanístico e, sobretudo, onírico na obra do artista plástico.

Portinari, que nunca teve diploma nenhum, lutava para que pessoas sem instrução pudessem frequentar as academias de arte. Foi um populista, em todas as esferas, e no melhor sentido.


DVD - Portinari do Brasil: um retrato fiel do mais importante pintor social do país
Documentário
56m
À venda na Livraria Cultura

DIÁRIO CATARINENSE
Divulgação / FBL Criação e Divulgação

A pesquisa extensa resultou em imagens da infância do pintor e textos saborosos retirados de suas memórias
Foto:  Divulgação  /  FBL Criação e Divulgação


Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.