Notícias

Itapema FM  | 13/11/2012 08h02min

"Memórias de uma Solteirona" é apresentada em Joinville nesta terça

A peça faz graça ao falar sobre solidão e mostrar a busca pelo amor de uma quarentona

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Das malas de Bernadete sai de tudo: potinhos de iogurteira, calcinha, patinho de borracha e, principalmente, motivos para gargalhadas. A vendedora é empreendedora: ela sobe ao palco do Teatro da Sociedade Harmonia Lyra nesta terça-feira para mostrar ao público seus inúmeros produtos. No entanto, é a vida dela, suas frustrações e anseios, que viram o tema principal do encontro.

Em cena, aparecem a manicure de Bernadete, a Mãe Jurema e a temida tia Gérdebra, uma freira durona que, depois de um episódio do passado, deixou pendências espirituais que fizeram com que a protagonista tivesse um aspecto da vida travado: ficou eternamente solteira e virgem, apesar de quarentona e liberada.

Todas essas mulheres são incorporadas pela atriz Zica Stockmans, fundadora da companhia Tem Gente Teatrando, de Caxias do Sul. Foi ela quem idealizou a peça "Memórias de uma Solteirona" e criou Bernadete, a personagem que costura todas as histórias que aparecem no palco.

— Já venho trabalhando com teatro há 25 anos e, neste período, a gente se enche de brincadeiras que são guardadas sob a promessa de 'um dia vou usar isso numa peça'. O 'Memórias' foi criado de uma compilação de textos e piadas desses momentos —  lembra Zica.

Da mesma forma, Bernadete é um retrato de pessoas que passaram pela vida da atriz, como tias e conhecidas da infância, além de conter também aspectos da personalidade dela e de amigas.

— A Bernadete é uma tiazona. Ela é alto astral e vende absolutamente de tudo, apesar não tanto quanto  gostaria — afirma.

Enquanto busca um namorado, a personagem convive com a manicure que só dá conselhos que acabam com a sua autoestima; com a guia espiritual que só pensa na cesta básica; e com as lembranças de tia Gérdebra. No caminho pelo fim da solteirice, acaba entrando em furadas como bailes funk, festas de rodeio e aulas de Pilates.

"Memórias de uma Solteirona" está constantemente viajando pelo País em turnê com o incentivo da Randon Consórcios, que em Joinville arrecada alimentos não perecíveis na entrada para ajudar as obras assistenciais da Fundação Padre Luiz Facchini.

Há dois anos, quando começou a levar Bernadete para contar sua história para além dos limites de Caxias, Zica temia que a personagem "não funcionasse" tão bem em outros Estados, com contrastes na forma de falar e de agir da protagonista. Descobriu que a identificação acontece em todos os lugares, seja em Florianópolis ou em Belém.

— É um tema universal, isso de brincar para falar da solidão, de mostrar o que as pessoas fazem para arrumar uma companhia. Já aconteceu, inclusive, de me confundirem com a personagem: recebi uma ligação de um senhor querendo marcar encontro com a Bernadete — conta Zica.

AGENDE-SE

O QUÊ:
espetáculo "Memórias de uma Solteirona", da companhia Tem Gente Teatrando.
QUANDO: terça-feira, às 20h30.
ONDE: Teatro da Sociedade Harmonia Lyra, na rua Quinze de Novembro, 485, Centro, Joinville.
QUANTO: dois quilos de alimento não-perecíveis. Eles devem ser trocados antecipadamente na Racon Consórcios, na avenida Juscelino Kubitschek, 705, Centro.
INDICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos.

tatieli sperry / Divulgação

Zica Stockmans é a protagonista do monólogo que ela criou a partir de histórias e pessoas que conheceu durante a vida
Foto:  tatieli sperry  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.