Notícias

Itapema FM  | 08/11/2012 17h16min

Inscrições para o Festival de Dança de Joinville começam nesta quinta-feira

Em 2013, o regulamento muda as regras em categorias e gêneros pensando na internacionalização do evento, considerado o maior do mundo no gênero

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

O primeiro ano da terceira década do Festival de Dança de Joinville chegará cheio de mudanças para os participantes. Depois de três meses de discussão com a nova curadoria artística, a presidência e a direção do Instituto Festival de Dança, o regulamento da Mostra Competitiva foi reformulado e passa a vigorar nesta quinta-feira, quando começa o período de inscrições para a edição 2013.

As inscrições, aliás, também mudam: agora, quem quiser enviar os vídeos das coreografias apenas pela internet, terá esta opção, ainda que as inscrições pelo correio continuem a valer. A primeira e principal mudança é que, a partir de agora, a competição terá apenas três categorias.

O Festival Meia-Ponta, voltado para as crianças de 10 a 12 anos, não muda; mas no ano que vem os bailarinos de 13 anos começam a dançar na Mostra Competitiva, na categoria júnior, que aceitará bailarinos de até 16 anos. Quem tem 16 anos ou mais entra na categoria sênior, e a categoria avançado deixa de existir. Esta mudança, no entanto, não afeta nenhum grupo, segundo a diretora executiva do Instituto, Karin Coletti.

— Essas pessoas (que participavam na categoria avançado) podem continuar participando. O que muda é a nomenclatura e a divisão por idades, mas não impedirá ninguém de participar — afirma Karin.

Se para os participantes não muda nada, para o evento representa uma evolução, já que estas adequações fazem com que o Festival de Dança de Joinville se aproxime dos padrões de eventos de dança como o Grand Prix de Lausanne e o Grand Prix de Nova Iorque. Os dois são referências mundiais em festivais de dança e tem parcerias com o de Joinville, que há alguns anos premia participantes com indicações para os Grand Prix.

— Isso tem a ver com a nossa proposta de internacionalização do Festival de Joinville e, seguindo a mesma linha, fica mais fácil indicarmos bailarinos. Os grandes festivais também tem apenas duas categorias, divididas desta mesma forma — diz a diretora executiva.

Outra mudanças relevantes para o Festival diz respeito aos gêneros. A partir de 2013, não haverá mais trios, já que os conjuntos agora serão no mínimo de três e no máximo de 45 pessoas. O gênero Danças Populares permitirá coreografias solo e duos, assim como a categoria júnior da Dança Contemporânea.

As inscrições para a 31ª edição começam nesta quinta, no site do Festival de Dança (festivaldedanca.com.br). A partir das 18 horas, o sistema de inscrições estará disponível na página, com espaço para as inscrições e para upload dos vídeos. É a primeira vez que o Festival permite o envio das coreografias de forma virtual — ano passado o sistema chegou a funcionar, mas apenas em caráter de teste.

Para os grupos que fizerem a inscrição pelo site, o prazo final de envio é 26 de março de 2013. As inscrições pelo correio, com o vídeo em DVD, podem ser enviadas até 18 de março de 2013. O 31º Festival de Dança será realizado de 17 a 27 de julho de 2013.

Em agosto, o Instituto Festival de Dança já havia anunciado mudanças no formato de seleção dos participantes da Mostra Competitiva.

Rodrigo Philipps / Agencia RBS

O gênero danças populares, que até este ano só aceitava coreografias em conjunto, poderá ter solos e duos na Mostra Competitiva
Foto:  Rodrigo Philipps  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.