Notícias

Itapema FM  | 07/11/2012 06h22min

Dia do Radialista é celebrado com encontro dos profissionais da área

Antunes Severo, Roberto Alves, Moacir Pereira e Souza Miranda são algumas das presenças confirmadas

Fernanda Oliveira *  |  fernanda.oliveira@diario.com.br

A época de ouro do rádio catarinense tem ponto de encontro com hora marcada na noite de hoje. Profissionais que fizeram história no Estado estarão reunidos na Associação Catarinense de Imprensa para comemorar o Dia do Radialista.

O dia 7 de novembro foi determinado pelo governo Lula, no ano de 2006, como o Dia do Radialista, por ser a data de nascimento de Ari Barroso. O mineiro, compositor de Aquarela do Brasil, entrou para o jornalismo em 1932, quando começou a trabalhar como pianista da Rádio Phillips, no Rio de Janeiro, e logo se tornou locutor esportivo, humorista e animador. Em Santa Catarina, a pioneira foi a Rádio Clube de Blumenau, da emissora PRC-4, em 1936.

Atualmente, o Estado conta com a cobertura de 100 rádios AM, além das FMs. Nelas, atuam locutores, noticiaristas, apresentadores, narradores, comentaristas, repórteres, redatores, operadores, cinegrafistas, produtores e diretores.

A história do rádio catarinense se mistura com a do radialista Antunes Severo. Nascido no Arroio Itapevi, no Rio Grande do Sul, Antunes chegou a Florianópolis em 1956, com a missão de consolidar o radiojornalismo na emissora Diário da Manhã. Na época, o rádio era o mais amplo meio de comunicação do país, capaz de atingir a maior parte da população brasileira - ao contrário do jornal impresso, acessível apenas aos alfabetizados. Apaixonado pela profissão, Severo diz que o veículo é, hoje, tão importante - ou mais - do que foi no seu auge, nas décadas de 1950 e 1960. 

- O rádio, hoje, está muito mais importante, abrangente e atuante do que antigamente, quando restringia-se a uma emissora, que levava sinal para a residência das pessoas. Hoje, pela internet, as maneiras de se chegar à audiência são extremamente facilitadas. O rádio começou como um veículo local, depois passou a ser regional e, agora, se aproxima de ser universal.

Atualmente, Antunes Severo - que estará presente no evento de hoje - mantém o instituto Caros Ouvintes na internet. A página completa uma década de atuação na preservação da história do rádio e, no próximo ano, deve inaugurar um portal de conteúdo. De acordo com Ademir Arnon, presidente da ACI, o encontro de hoje servirá não apenas para discutir a importância da profissão e da utilização do rádio, mas para promover um encontro do passado e do presente da história do rádio em Santa Catarina.


Presenças confirmadas que fazem parte da história do rádio em SC
Roberto Alves
Moacir Pereira
Osmar Aires Teixeira
Cyro Barreto
Antunes Severo
JB Telles
José Valério Medeiros
Fenelon Damiani
Walter Souza
Souza Miranda

Agende-se:
O quê:
Confraternização do Dia do Radialista
Quando: quarta, às 19h30min
Onde: Associação Catarinense de Imprensa – 2º andar (Rua Victor Meirelles, 55, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

* Colaborou Karin Barros

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.